Prefeitura de Curitiba promove Dia D de vacinação em 20 unidades de saúde neste sábado

Escute a materia

Neste sábado (13/4), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba promove o Dia D de vacinação em 20 unidades de saúde, das 9h às 17h.

“Esperamos especial atenção das famílias a esse momento, que todos aproveitem para colocar a sua situação vacinal em dia. Quem ama, vacina”, convoca a secretária municipal da saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.

Fazem parte da ação as seguintes unidades: Mãe Curitibana, Ipiranga, Maria Angélica, Bom Pastor, Butiatuvinha, Dom Bosco, Santa Rita, Visitação, Hauer, Diana, Tingui, Bairro Novo, Umbará I, Augusta, Sabará, Taiz Viviane Machado, Santa Quitéria II, Vila Guaíra, Uberaba, Iracema. Os endereços podem ser conferidos abaixo e estarão disponíveis também no site Imuniza Já Curitiba.

O objetivo do Dia D é oportunizar aos curitibinhas e suas famílias horários alternativos de vacinação, para que todos coloquem a carteira vacinal em dia, e também que o público prioritário convocado para a campanha contra a gripe possa se imunizar (veja abaixo o público convocado para a vacinação contra influenza).

Vacinas disponíveis

Durante o Dia D, além da vacina contra a gripe para o público prioritário, serão oferecidas todas as vacinas do calendário de rotina (confira no site Imuniza Já Curitiba o calendário completo).

Entre as vacinas de rotina oferecidas estão: BCG, hepatite B, pentavalente, VIP/VOP (pólio), rotavírus, meningo C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), hepatite A, dupla adulto, HPV, dTpa adulto, pneumo 10, meningo ACWY e DTP (tríplice bacteriana), aplicadas conforme recomendação do Calendário Nacional de Vacinação.

Caso o município não receba novas doses vacina anticovid bivalente para o público prioritário de 12 ano ou mais até sexta-feira (12/04), esta será a única vacina que não estará disponível no dia D.

Este imunizante, que é adquirido pelo Ministério da Saúde, encontra-se em desabastecimento nacional. De acordo com o governo federal, está sendo adquirido um novo lote de doses com a vacina bivalente anticovid atualizada com as últimas cepas. O processo de aquisição estaria em fase final.

As vacinas anticovid pediátricas estão com estoques regularizados e disponíveis para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, conforme calendário nacional de vacinação. Para crianças e adolescentes de 6 a 11 anos, que façam parte de algum dos grupos prioritários, também há vacina anticovid disponível em estoque.

Vacina contra a gripe

A SMS recomenda que todos os curitibanos convocados e que ainda não tomaram a vacina contra a gripe este ano aproveitem o dia D para receber o imunizante.

A vacina ajuda a reduzir a circulação do vírus influenza (gripe) e o risco de agravamento em caso de contaminação.

Fazem parte do público convocado para se vacinar contra a gripe: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; pessoas com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas (mulheres que tiveram filho até 45 dias); pessoas com doenças crônicas; pessoas com deficiência permanente; professores do ensino básico e superior; indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais da força de segurança e salvamento; profissionais das formas armadas; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários e trabalhadores da saúde.

Dia D (13/4, 9h às 17h)

Distrito Sanitário Matriz

– US Mãe Curitibana

  • Rua Jaime Reis, 331 – Alto do São Francisco

Distrito Sanitário do Pinheirinho

– US Ipiranga

  • Rua Santa Regina, 667 – Capão Raso

– US Maria Angélica

  • Rua Professor Júlio Teodorico Guimarães, 337 –  Pinheirinho

Distrito Sanitário Santa Felicidade

– US  Bom Pastor

  • Rua José Casagrande, 220  Vista Alegre

– US Butiatuvinha

  • Avenida Manoel Ribas, 8640 – Butiatuvinha

Distrito Sanitário Tatuquara

– US Dom Bosco

  • Rua Angelo Tosin, 100 – Campo do Santana

– US Santa Rita

  • R. Adriana Ceres Zago Bueno, 1350 – Tatuquara

Distrito Sanitário Boqueirão

– US Vila Hauer

  • Rua Waldemar Kost, 650 – Hauer

– US Visitação

  • Rua Bley Zorning, 3136 – Boqueirão

Distrito Sanitário Boa Vista

– US Tingui

  • Rua Nicolau Salomão, 671 – Tingui

– US Vila Diana

  • Rua René Descartes, 537 – Abranches

Distrito Sanitário Bairro Novo

– US Bairro Novo

  • Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791 – Sítio Cercado

– US Umbará I

  • Rua Dep. Pinheiro Junior, 915 – Umbará

Distrito Sanitário da CIC

– US Augusta

  • Rua Robert Redzinski, 222 – Cidade Industrial

– US Sabará

  • Rua Pedro Andretta, 3030 – Cidade Industrial

– US Taiz Viviane Machado

  • Rua Gastão Natal Simone, 05 – Cidade Industrial

Distrito Sanitário do Portão

– US Vila Guaíra

  • Rua São Paulo, 1495 – Vila Guaíra

– US Santa Quitéria II

  • Rua Bocaíuva, 310 – Santa Quitéria

Distrito Sanitário Cajuru

– US Iracema

  • Rua Professor Nivaldo Braga, 1.571 – Capão da Imbuia

– US Uberaba de Cima

  • Rua Capitão Leônidas Marques, 1392 – Uberaba

+ There are no comments

Add yours