Curitiba se torna palco da cultura afro-brasileira no Mês da Consciência Negra

Escute a materia

Novembro é o mês da Consciência Negra, época para celebrar a cultura afro-brasileira, refletir sobre a importância da representatividade negra na arte e combater o racismo e a desigualdade social. Curitiba estará repleta de eventos culturais, abrangendo diversas formas de expressão, como dança, literatura, música e exposições. A maioria deles é gratuito.

Um destaque é a 8ª edição da Marcha do Orgulho Crespo de Curitiba, que acontecerá no dia 11 de novembro. Este movimento crescente ocupará três locais do Centro da cidade: Praça Santos Andrade, Boca Maldita e Universidade Federal do Paraná.

Também vale a pena conferir a Caravana Étnico-Cultural, que encerrará sua jornada deste ano no dia 18 de novembro, no Memorial de Curitiba. A caravana já percorreu as dez regionais da cidade, enriquecendo a compreensão da cultura afro-brasileira.

Autores negros

As Casas da Leitura de Curitiba se juntam à celebração com mais de 50 eventos, entre exposições temáticas, rodas de leitura e contações de história em 16 espaços pela cidade. Cada local se dedicará a valorizar autores negros e promover a leitura como uma poderosa ferramenta de empoderamento.

Obras da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, cordéis da obra Heroínas Negras Brasileiras, de Jarid Arraes, Conceição Evaristo, Paulina Chiziane, Gcina Mhlophe estão em destaque.

Teatro e música

O Pavilhão Étnico de Curitiba vai apresentar o projeto Histórias Cantadas e Contadas: Representatividade no Teatro Musical. Esta é uma oportunidade para explorar história das personagens negras no teatro musical, contada e cantada pela renomada atriz Letícia Soares.

Além disso, o projeto Brasis no Paiol 2023 traz a cantora e compositora Siamese, que mescla diferentes estilos em um espetáculo que vai do rap ao pop, do vogue beat ao trap. Siamese é uma figura de destaque no movimento afropunk e na cultura queer no Brasil.

A música de concerto também entra no tema com a apresentação da Orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência do maestro e compositor João Rocha, que conduz uma estreia mundial. Uma obra especialmente encomendada para a ocasião.

Artes plásticas e dança

A exposição Saravá Sketcher de Fabiano Vianna, na Gibiteca de Curitiba, oferece um olhar inovador sobre as práticas religiosas da umbanda e do candomblé por meio de ilustrações e sketches feitas em nanquim, aquarela, poscas e lápis de cor.

Entre as atrações da Casa Hoffmann destaca-se Negaça, com Urubatan Miranda, uma performance que explora as raízes da religiosidade negra por meio de pesquisas, experiências e análises dos registros da Tenda Espírita Pai Jacob, um terreiro de umbanda no Rio de Janeiro.

Além disso, Urubatan oferece o curso Corpo-Afeto: Lugar de Construção Poética na qual os participantes poderão explorar as representações de identidade e corporalidade na dança, conectando-se a questões de autobiografia, memória e ancestralidade.

Para fechar, o Portas Abertas com o Bloco Afro Pretinhosidade faz uma manifestação cultural vibrante. Fundado em 2018, o grupo resgata raízes do carnaval e exalta cultura negra.

Serviço: Mês da Consciência Negra

Casas da Leitura
Data: de 1 a 30 de novembro
Gratuito

Exposição Saravá Sketcher, de Fabiano Vianna
Data: Até 12 de novembro, de terça-feira a sábado, das 9h às 12h e 14h às 18h
Local: Gibiteca de Curitiba – Solar do Barão (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro)
Gratuito

Histórias Cantadas e Contadas do Teatro Musical: Representatividade no Teatro Musical
Data: Domingo, 5/11, das 10h às 14h
Local: Memorial de Curitiba
Gratuito

Brasis no Paiol 2023 apresenta Siamese
Data: Quinta-feira, 9/11, às 20h
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n)
Classificação: 16 anos
Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50
Mais informações no Guia Curitiba Apresenta

Corpo-afeto: Lugar de Construção Poética com Urubatan Miranda
Data: Sexta-feira, 10/11, às 9h30
Local: Casa Hoffmann (R. Dr. Claudino dos Santos, 58 – São Francisco)
Gratuito

Negaça com Urubatan Miranda
Data: Sábado, 11/11, às 19h
Local: Casa Hoffmann (R. Dr. Claudino dos Santos, 58 – São Francisco)
Gratuito

Portas Abertas com o Bloco Afro Pretinhosidade
Data: Domingo, 12/11, às 11h
Local: Casa Hoffmann (R. Dr. Claudino dos Santos, 58 – São Francisco)
Gratuito

Marcha do Orgulho Crespo
Data: Sábado, 11/11, das 9h às 20h
9h às 12h – UFPR: Espaço de Penteados Afro, Contação de História, Brincadeiras de Angola, Dança Brasil/África
10h às 13h – Praça Santos Andrade: Feira Afro Empreendedora
12h às 13h – Praça Santos Andrade: Apresentação teatral
13h30 às 14h – Boca Maldita: Concentração
14h – Boca Maldita: Início da marcha rumo à Praça Santos Andrade
16h30 às 20h – Praça Santos Andrade: shows musicais
Gratuito

Encerramento da Caravana étnico cultural
Data: Sábado, 18/11, das 14h às 17h
Local: Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)
Gratuito

+ There are no comments

Add yours