Prazo para tirar, transferir ou regularizar o Título Eleitoral vai até 8 de maio

Escute a materia

Eleições em outubro vão escolher prefeitos e vereadores de 5,5 mil municípios do país

Até o dia 8 de maio, 28 Fóruns Eleitorais em todo o estado do Paraná atenderão das 9h às 18h. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) decidiu estender o horário de atendimento tendo em vista o encerramento do prazo para regularização do cadastro eleitoral – 8 de maio.

Os Fóruns também prestarão atendimentos no dia 4 de maio (sábado), das 9 às 17h, e no dia 5 de maio (domingo), das 9h às 13h.

Documentação

Ao comparecer ao Cartório Eleitoral para tirar o Título, regularizar a situação ou transferir o domicílio eleitoral, as eleitoras e os eleitores devem apresentar os seguintes documentos:

  • – Documento de identidade original com foto;
  • – Comprovante de endereço original (emitido há no mínimo 3 meses e, no máximo, 1 ano) em nome do eleitor ou de parente próximo cujo parentesco possa ser comprovado (pais, cônjuge, filho);
  •  – Certificado de alistamento militar original (para os eleitores do sexo masculino nascidos em 2005).

Atendimento estendido

Data e horário

  • Até 8 de maio, em dias úteis, das 9h às 18h
  • No dia 4 de maio (sábado), das 9h às 17h
  • No dia 5 de maio (domingo), das 9h às 13h

Locais

  • Fóruns Eleitorais nos seguintes municípios:
    Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Araucária, Cambé, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Sarandi, Toledo, Umuarama e União da Vitória

Serviços:

  • -Alistamento (primeiro Título): compreende os atos de qualificação e inscrição da eleitora ou do eleitor, o que permite que a pessoa adquira seus direitos políticos e possa votar na eleição.
  • -Transferência de domicílio eleitoral: é a operação que atualiza o endereço da pessoa que mudou de cidade, estado ou país, para que ela possa continuar a exercer o direito do voto.
  • -Atualização de dados cadastrais (revisão): é o serviço em que a eleitora ou o eleitor solicita a alteração dos próprios dados (atualização do nome, endereço ou local de votação, por exemplo), sem mudar o município.

Consulte AQUI o endereço das Zonas Eleitorais do Paraná

Em caso de dúvidas, ligue para o Disque-eleitor do TRE-PR, pelo número 0800 640 8400 (ligação gratuita); ou converse pelo Multicanal via WhatsApp (41) 3330-8500.

Eleições em outubro

No dia 6 de outubro, data do primeiro turno das Eleições Municipais 2024, estarão em disputa os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em mais de 5,5 mil municípios do país. No Paraná, haverá eleição nos 399 municípios do estado.

No segundo turno das eleições, marcado para o dia 27 de outubro, só será possível votar para o cargo de prefeito. A segunda etapa de votação somente ocorrerá nas cidades com mais de 200 mil eleitores, no caso em que a candidata ou o candidato mais votado à Prefeitura não tenha obtido metade mais um dos votos válidos (dados somente a candidatos) no primeiro turno. Irão disputar o segundo turno os dois concorrentes mais votados no dia 6 de outubro.

Mas e se você não estiver no seu município no dia da eleição? Poderá votar em outro lugar?

A resposta é não. Ao contrário das eleições para presidente da República e governador, nos pleitos municipais, não há a possibilidade de voto em trânsito. Portanto, quem não estiver no seu domicílio eleitoral (lugar onde mora ou tem vínculos) e não puder votar deverá justificar a ausência no dia da votação.

Com informações do TSE

+ There are no comments

Add yours