Home / Curitiba / Prefeitura de Curitiba terá R$ 31 milhões para ampliar consultas de especialidades

Prefeitura de Curitiba terá R$ 31 milhões para ampliar consultas de especialidades

O recurso integra um repasse do Governo do Estado para todos os municípios para o financiamento de atendimentos de média complexidade no SUS

O atendimento especializado do SUS de Curitiba vai receber um aporte de R$ 31 milhões do Governo do Estado do Paraná. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (25/6), durante evento no Palácio Iguaçu, no Centro Cívico.

O recurso integra um repasse de R$ 202 milhões realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), aos 399 municípios paranaenses para fortalecer o financiamento da média complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS).

“O que recebemos aqui hoje é muito caro a todos nós prefeitos, que é o custeio da saúde. O dinheiro vem numa hora fundamental e nos permitirá ampliar rapidamente as consultas de especialidades”, disse o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.

Os recursos deverão ser destinados ao pagamento das despesas necessárias para manter o atendimento em funcionamento, como consultas, exames especializados e contratação de prestadores de serviços. O objetivo é ampliar a oferta desses procedimentos e reduzir filas no atendimento especializado.

A distribuição dos recursos foi calculada pelo critério per capita, no valor de R$ 17 por habitante, usando como base a estimativa populacional de 2025 do IBGE. O repasse será feito em parcela única, diretamente do Fundo Estadual de Saúde para os Fundos Municipais de Saúde. 

“Este é um anúncio de parceria e colaboração com as prefeituras do Paraná para fortalecer os atendimentos de média complexidade. São R$ 202 milhões destinados a ajudar os municípios no custeio da saúde, uma área que exige grande volume de recursos”, destacou o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior.

A prioridade deve ser o atendimento a pacientes que aguardam exames para confirmação de diagnóstico, avaliação pré-operatória ou encaminhamento para cirurgias eletivas. 

A medida busca dar mais agilidade ao acesso da população a consultas e exames especializados, qualificando o atendimento em saúde no Paraná.

Durante o evento, o governador destacou a parceria na construção do Hospital do Bairro Novo, em Curitiba, entre o Estado e a Prefeitura, com investimento total de cerca de R$ 200 milhões, divididos entre os dois. O hospital será construído no Sítio Cercado e terá 235 leitos, sendo 30 de UTI. O projeto integra o programa PRO Curitiba e é um compromisso de campanha do prefeito Eduardo Pimentel.

Presenças

Também participaram da solenidade a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak; o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sérgio Bento; o secretário de Estado da Saúde, César Neves; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; o deputado federal Sandro Alex; as deputadas estaduais Márcia Huçulak e Maria Victoria; além de prefeitos de diversas cidades do Paraná.

Marcado: