Home / Curitiba / Noite mais fria do ano leva 1.590 pessoas aos acolhimentos da FAS em Curitiba

Noite mais fria do ano leva 1.590 pessoas aos acolhimentos da FAS em Curitiba

Com mínima de 2,4°C e sensação térmica de 0,7°C, equipes realizaram 343 abordagens sociais entre a noite de quarta-feira (24/6) e a madrugada de quinta-feira (25/6)

A noite desta quarta-feira (24/6) e a madrugada de quinta (25/6), as mais frias do ano em Curitiba até agora, mobilizaram as equipes da Fundação de Ação Social (FAS) em ação intensificada para reforçar o atendimento à população em situação de rua. De acordo com o Simepar, a capital registrou temperatura mínima de 2,4°C, com sensação térmica de 0,7°C.

Durante o trabalho, que faz parte da Operação Inverno, 1.590 pessoas usaram as unidades de acolhimento mantidas pelo município para se proteger do frio. Apesar das baixas temperaturas, o número ficou abaixo do registrado em 10 de maio, quando 1.632 pessoas passaram a noite nos acolhimentos da rede municipal.

As equipes da FAS fizeram 343 abordagens sociais – 158 por solicitações da população à Central 156, 161 por busca ativa, quando os profissionais percorrem as ruas para localizar pessoas em desabrigo, e 12 por diferentes requisições.

Aceites e recusas

Das pessoas abordadas, 132 aceitaram seguir para os acolhimentos municipais e outras 211 recusaram o atendimento. A maioria dos atendidos, 293, era formada por homens, além de 32 mulheres e duas pessoas trans.

Entre os 158 pedidos de abordagem recebidos pela Central 156, em 85 situações as equipes estiveram no local, mas a pessoa informada já não se encontrava mais no endereço indicado.

Além dos encaminhamentos para acolhimento, a FAS levou cinco pessoas para atendimento médico e realizou dois retornos familiares de pessoas que têm casa, mas estavam nas ruas no momento da abordagem. Também foram feitos sete novos cadastros de pessoas que chegaram recentemente à cidade e nunca haviam sido atendidas pela fundação.

Para aqueles que optaram por permanecer nas ruas, as equipes distribuíram 88 cobertores e 24 mantas térmicas, para minimizar os riscos provocados pelas baixas temperaturas.

Trabalho contínuo

O presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, destacou que o trabalho de proteção à população em situação de rua é permanente e intensificado sempre que há previsão de frio mais rigoroso.

“A FAS está nas ruas todos os dias, de forma ininterrupta, para proteger as pessoas desabrigadas. Principalmente nas noites em que há previsão de temperaturas iguais ou abaixo de 8°C, ampliamos as equipes e reforçamos as ações, porque aumenta o risco de hipotermia e de outros agravos à saúde causados pela exposição ao frio”, afirmou.

Com a previsão de continuidade das baixas temperaturas provocadas por uma massa de ar polar, a FAS manterá as ações intensificadas de abordagem e acolhimento à população em situação de rua pelo menos até a noite desta quinta-feira (25/6).

Marcado: