Prefeitura mostra antes e depois de rua de Curitiba transformada por obra

Escute a materia

A rua, do bairro Tatuquara, enfrentava sérios problemas causados pela falta de infraestrutura

A Prefeitura de Curitiba mostrou, nesta segunda-feira (15), que a vida dos moradores da Rua Clothilde Hachenberg Monastier, no bairro Tatuquara, ganhou nova perspectiva. O motivo foi a recente intervenção feita pelo programa Asfalto no Saibro. Ao todo, foram pavimentados 90 metros do trecho entre as ruas Stella Camargo Arzua e Antônio Zanon, além da instalação de galerias de água pluvial, meio-fio e bocas de lobo. Veja abaixo o antes e o depois.

Finalizada no início do mês, a obra foi coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e está alinhada ao compromisso da prefeitura de zelar pela mobilidade urbana, a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento dos bairros. Intervenções semelhantes estão em andamento em outros bairros da cidade.

Antes das obras, a Rua Clothilde Hachenberg Monastier enfrentava sérios problemas causados pela falta de infraestrutura. A acentuada inclinação da rua tornava difícil a circulação de veículos e, em dias de chuva, a água descia pelas vias, formando poças e buracos no saibro. Isso criava transtornos para os moradores, que lidavam com lama e poeira, afetando até mesmo a saúde das crianças e dos idosos que tinham alergias e problema de respiração originados pela poeira.

Segurança e bem-estar

Com a conclusão das obras, a qualidade de vida dos moradores melhorou consideravelmente. A pavimentação refletiu em praticidade, na sensação de segurança e bem-estar.

O operador de máquinas Ronaldo Rodolfo, morador da rua há mais de uma década, compartilha sua experiência, ressaltando que agora se sente motivado a investir na reforma de sua casa, um sonho antigo, mas que antes da chegada do asfalto parecia impossível devido às condições precárias da rua.

morador-rua-tatuquara-obra-asfalto-novo-curitiba
Foto: Hully Paiva/SMCS.

A opinião dos moradores é de que intervenção da Prefeitura foi bem-sucedida e impactou em dia melhores para todos.

“A rua parecia uma favela abandonada, mas agora está simplesmente incrível. Por anos, eu sonhava em reformar minha casa, mas a coragem sempre faltava porque a rua era péssima, mas agora vamos mexer e deixar tão bonita quanto a rua ficou”conta Rodolfo.

A partir do compromisso e visão da gestão municipal, o programa Asfalto no Saibro tem desempenhado um papel fundamental na transformação das ruas de Curitiba. Desde a implementação, em 2018, tem sido uma fonte constante de melhorias a partir da pavimentação de ruas, elevando a qualidade de vida das comunidades nos 75 bairros da cidade.

rua-tatuquara-obra-asfalto-novo-curitiba-antes
Rua antes de ser reformulada. Foto: Hully Paiva/SMCS.
rua-tatuquara-obra-asfalto-novo-curitiba-depois
Rua depois de receber o asfalto. Foto: Hully Paiva/SMCS.

Asfalto no Saibro

Com mais de 135 km de obras já concluídas, o programa tem sido transformador para o desenvolvimento local, proporcionando infraestrutura essencial e conectando nossos bairros de forma mais eficiente.

“Estamos finalizando a sétima etapa de ações, com obras em andamento em diversos pontos da cidade, garantindo aos cidadãos os benefícios dessas melhorias”diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Ainda no Tatuaquara, também ficaram livres da poeira e da lama os moradores das ruas Maria Soares Assunção Coutinho Miluca, Deputado Piragibe de Araújo, Radialista Oliveira Rauchbach, Stella Camargo Arzua e Ubirajara Fernandes da Silva (Doutor Bira). A Rua Antônio Zanon, na mesma região, também ganhou novo pavimento, mas a partir das obras de reciclagem do antigo antipó.

O programa Asfalto no Saibro contempla vias com base em solicitações dos cidadãos feitas à Central 156 e ao programa Fala Curitiba, que envolve a comunidade no planejamento urbano. As obras são coordenadas pela Smop, com dezenas de frentes de trabalho em andamento. A maioria dela fica em bairros distantes do Centro.

+ There are no comments

Add yours