Pavimentação e drenagem da Prefeitura de Curitiba valorizam rua antes sem infraestrutura

Escute a materia

Até 2022, a Rua Irene Rosseto, no Conjunto Lambari, no bairro Campo do Santana, mal se assemelhava a uma via pública de Curitiba. Distante 23 km do Centro, era coberta por saibro, com poucas residências e carente de qualquer estrutura básica. O cenário mudou desde que ela foi contemplada com obras do programa Asfalto no Saibro, da Prefeitura. Com a conclusão do segundo trecho, em março, a rua nem parece a mesma.

Antes, dias de chuva transformavam o local em um campo minado de poças d’água e lama, desafiando os moradores a enfrentarem condições adversas diariamente. Depois, a implantação do primeiro asfalto, galerias pluviais, bocas de lobo e meio-fio promoveu uma virada importante.

Cenário rural

Bastou o primeiro trecho de 226 metros, entre as ruas Maria Caetana Correa e Loli, ser contemplado pelas obras para atrair investimentos imobiliários. Em pouco tempo, o que era quase um cenário rural transformou-se com a chegada de várias casas.

A aposentada Ivani Rodrigues de Moraes é uma das moradoras locais mais antigas. Há 17 anos, ela mudou-se para o local e acumula lembranças do desafio que a falta de infraestrutura provocava. Hoje, com a rua repleta de novos vizinhos, ela comemora.

“Comi muito pó, afundei o pé em muita lama, até ver essa maravilha que temos hoje. Graças a Deus, estamos vivendo hoje no paraíso, em um lugar que ficou valorizado, vieram muitas famílias e fica cada dia melhor e mais bonito”, conta Ivani.

O chão batido também foi coberto pelo asfalto no segundo trecho, de 204 metros, entre as ruas Maria Caetana Corrêa e General Luiz Carlos Pereira Tourinho. No intervalo entre as obras, algumas dezenas de moradias foram construídas, transformando o antigo descampado em um lugar repleto de vida e famílias que vivem o sonho do novo lar.

Entre os novos moradores está o casal de vendedores Jonatan Gonçalves Vicente e Gabriela da Costa Camargo. Casados há três anos, eles esperam a chegada da primeira filha, Maitê, que os incentivou a investir na nova casa, em uma rua com boa infraestrutura.

“Casinha nova, rua com asfalto novo, bairro cada dia melhor, tudo dentro dos conformes para a chegada da nossa filha que vai crescer num ambiente agradável, bonito e seguro”, conta Jonatan.

Há poucos dias do parto, Gabriela conta que o asfalto aconteceu na hora certa. “Sem poeira, com boa estrutura, ela será uma criança mais saudável”, diz a futura mãe.

Processo de licitação

Com o asfalto novo na Rua Irene Rosseto, a Prefeitura está finalizando as ruas de saibro no Conjunto Lambari, mais uma área da Regional Tatuquara atendida pelo programa. As duas últimas ruas sem infraestrutura – Rafael Mickosz Dallegrave e General Luiz Carlos Pereira Tourinho – estão com as obras em processo de licitação.

O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, destacou como as obras são fundamentais para o desenvolvimento da região. Pelas vias que recebem o novo pavimento circula a linha Rio Bonito do transporte coletivo.

“A área do conjunto habitacional Lambari é mais uma região do Tatuquara onde conseguimos completar com asfalto a malha viária, livrando os moradores da poeira, dos buracos e da lama e assegurando melhor qualidade de vida com a obra de drenagem”, disse Rodrigues.

Qualidade de vida

Criado pelo prefeito Rafael Greca, o programa Asfalto no Saibro tem revolucionado as ruas de Curitiba nos bairros das dez administrações regionais, proporcionando uma significativa melhoria na qualidade de vida dos moradores. Desde a sua implantação em 2018, o programa Asfalto no Saibro assegurou à cidade mais de 135 km de obras já concluídas.

+ There are no comments

Add yours