Vacinação contra a gripe em Curitiba é aberta para todos os públicos prioritários

Escute a materia

A vacina fica disponível em 104 unidades de saúde para pessoas com 12 anos ou mais que pertençam a públicos convocados

Com forte procura por moradores de mais de 60 anos, a Prefeitura de Curitiba começou, deste segunda-feira (1), a campanha de vacinação contra a gripe de 2024 para todos os públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. O grupo reúne 665 mil pessoas.

Foram definidos como público-alvo pelo Ministério da Saúde: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho até 45 dias), trabalhadores de saúde, professores do ensino básico e superior.

Também foram incluídos indígenas, pessoas em situação de rua, profissionais da força de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e trabalhadores portuários.

A ampliação da vacinação para todos os públicos prioritários foi possível com o repasse de novas doses do imunizante pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Curitiba recebeu 143 mil doses da vacina na última quarta-feira (27).

Público prioritário para vacinação contra a gripe:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
  • Pessoas com 60 anos ou mais
  • Gestantes
  • Puérperas (mulheres que tiveram filho até 45 dias)
  • Pessoas com doenças crônicas
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Trabalhadores de saúde
  • Professores do ensino básico e superior
  • Indígenas
  • Pessoas em situação de rua
  • Profissionais da força de segurança e salvamento
  • Profissionais das forças armadas
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores do transporte coletivo
  • Trabalhadores portuários

A vacina fica disponível em 104 unidades de saúde para pessoas com 12 anos ou mais que pertençam a públicos convocados. Para as crianças convocadas, a vacina está disponível em 103 unidades de saúde.

“É uma vacina atualizada, uma importante estratégia de prevenção e saúde pública. Quando chegar o inverno, as pessoas estarão protegidas”reforçou o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Alcides Oliveira.

Os trabalhadores da Saúde da rede municipal já estão recebendo a vacina desde 25 de março no seu local de trabalho.

Já os trabalhadores da Saúde autônomos ou que atuem em hospitais e outros estabelecimentos estão recebendo a dose desde o dia 27 de março no Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR), na Rua Professor João Argemiro Loyola, 74, no Seminário.

A vacinação para trabalhadores da Saúde, no Coren, é realizada das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta

Orientações

A vacina contra a gripe oferecida pelo SUS é trivalente e protege contra a cepa da influenza B, influenza A H1N1 e influenza A H3N2. É contraindicada para menores de 6 meses e também para pessoas que tiveram reação anafilática grave em doses anteriores.

Para se vacinar, é preciso apresentar documento de identificação e documentação que comprove a sua situação de inclusão em um dos grupos prioritários.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orienta, ainda, que demais vacinas em atraso também podem ser colocadas em dia junto com a vacinação contra a gripe. A recomendação é que as pessoas que ainda não realizaram a dose de reforço anticovid em 2024 também o façam.

“É uma ótima oportunidade para se vacinar contra a gripe e também contra a covid-19”ressaltou a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.

A SMS orienta que, na medida do possível, evite-se buscar a vacinação nas unidades mais centrais, cujo movimento é maior, e priorize as demais. Também é válido que os usuários cheguem com pelo menos 15 minutos de antecedência antes do horário de fechamento da unidade de saúde, para realizar qualquer vacina.

+ There are no comments

Add yours