Rua de Curitiba é transformada pelo programa Asfalto no Saibro e moradores comemoram

Escute a materia

Mais uma via de Curitiba trocou o saibro pelo asfalto. Nas últimas semanas, a Rua Ruy Christovam Wachowicz, no Umbará, foi transformada pelo programa Asfalto no Saibro, da Prefeitura de Curitiba. As obras ocorreram em uma extensão de 124 metros, desde a Rua Ignacio Wacheski até o final da rua, e foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

A rua recebeu uma nova estrutura, com um sistema de drenagem completo, incluindo galerias de água pluviais, bocas de lobo e meio-fio, e um visual mais bonito. A intervenção está alinhada ao compromisso da Prefeitura de zelar pela mobilidade urbana, a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento dos bairros.

“Avançamos gradativamente para levar asfalto, drenagem e com isso qualidade de vida à via sem nenhuma infraestrutura. O trabalho é para acabar com o saibro em todas as ruas regularizadas do município”, diz o prefeito Rafael Greca.

Além de modificar a paisagem local, os trabalhos da Prefeitura garantiram melhorias significativas para a qualidade de vida das pessoas da região. Poeira e lama, que geravam dificuldades aos moradores, já não fazem parte da rotina de quem viu o saibro ser coberto pelo asfalto.

Moradores elogiam

O resultado tem sido elogiado pelas pessoas da região, que já haviam pedido pelo asfalto novo, como relata José Aramis Dalke, morador da Rua Ruy Christovam Wachowicz há 15 anos.

“Nós pedimos esse asfalto novo, e agora está todo mundo satisfeito. Tanto a via quanto a calçada estão bem melhores para circular agora”, diz Dalke.

Já a moradora Sônia Maria, de 55 anos, reconhece os esforços das equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas para deixar a rua mais bonita.

“Nós conseguimos ver como colocar asfalto dá trabalho, mas no final vale tudo a pena. Do jeito que ficou a rua, não há como reclamar de nada, ficou ótimo”, conta Sônia.

Pelos bairros

O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, destaca a importância do programa Asfalto no Saibro para a Rua Ruy Christovam Wachowicz, e para as demais vias contempladas em diferentes bairros da cidade.

“Estamos assegurando pavimentação, drenagem e com isso melhorando a qualidade de vida e o desenvolvimento local. Essas obras impactam diretamente na segurança, no bem-estar e na saúde dos moradores, cumprindo nosso compromisso com a melhoria contínua da infraestrutura urbana”, ressalta Rodrigues.

Participação da população

A inclusão de vias no programa ocorre mediante solicitações dos cidadãos, feitas à Central 156 e ao programa Fala Curitiba, que envolve a comunidade nas decisões do planejamento urbano. As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

Com dezenas de frentes de obras em andamento, o programa segue atendendo às demandas da comunidade, transformando ruas sem infraestrutura em vias com boa mobilidade.

+ There are no comments

Add yours