Visitantes fazem fila para ver Curitiba de cima e perto de capivaras em passeio virtual

Escute a materia

Uma das novidades que mais chamam a atenção dos visitantes do Smart City Expo Curitiba 2024, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, é o tour O Rosto da Cidade mais Inteligente do Mundo. Muita gente fez fila para poder embarcar, de forma virtual, no simulador que leva os passageiros a um passeio, com duração de sete minutos, por 12 locais de Curitiba.

A experiência é possível com a utilização de óculos de realidade virtual. O passeio é uma realização da Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap).

A estudante Andréia Caroline Santos, de 18 anos, viveu a experiência no primeiro dia do evento. Ela conta que levou um susto já no início da experiência.

“Quando entrei e coloquei os óculos de realidade virtual, percebi que eu era uma capivara. Olhei e tinha outra perto de mim. Era a moça que estava ao meu lado”, contou ela, dando risada.

A jovem moradora da CIC reconheceu a canaleta de ônibus que fica perto de sua casa e por onde passa nos deslocamentos diários. Ela também gostou de ver o Jardim Botânico de cima, último ponto de parada do tour que começa no Parque Barigui.

Entre cada um dos locais, as capivaras, ou seja, os visitantes, passam por um buraco de “minhoca virtual”, que funciona como um atalho para o próximo ponto. O simulador utiliza a telemetria para reproduzir movimentos que são feitos pelo drone virtual. 

Embarcado em um drone

O especialista em realidade virtual Rodrigo Mello conta que a captação das imagens foi feita com um drone que registra as cenas em 360 graus. Alguns dos locais podem ser vistos de ângulos inesperados. “É como estar embarcado em um drone”, explica.

Por meio das imagens da realidade virtual transmitidas pelos óculos, os participantes passam bem perto do portal do Passeio Público, sobrevoam os painéis fotovoltaicos da Pirâmide Solar, no bairro Caximba, as estufas do Horto do Guabirotuba e passam por baixo da cascata do Parque Tanguá, experiências que não são possíveis para quem visita estes espaços.  

O tour O Rosto da Cidade mais Inteligente do Mundo poderá ser conferido nos três dias do evento, que vai até sexta-feira (22/3). Os ingressos para a área de exposições, onde também está a Smart Plaza Vale do Pinhão, são gratuitos e podem ser adquiridos pelo site do evento, na categoria Visitante.

O passeio continua

O passeio virtual pelos cartões-postais e iniciativas inovadoras da cidade inclui os parques Tanguá e Pinhal de Santana, o Memorial Paranista, maior jardim público de esculturas do Brasil, e um Farol do Saber e Inovação e seus equipamentos que incentivam a cultura maker, com impressora 3D, robótica e programação.

Smart City Expo Curitiba é a versão brasileira do maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, organizado todos os anos pela Fira Barcelona. O evento mundial reúne mais de 25 mil participantes de 150 países.

Serviço – O Rosto da Cidade mais Inteligente do Mundo

Smart City Expo Curitiba 2024
Local: Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui – Curitiba)
Data: de quarta (20/3) a sexta-feira (22/3)
Horário: das 9h às 18h
Ingressos no site Smart City Expo Curitiba 2024

+ There are no comments

Add yours