Equipes da Prefeitura de Curitiba trabalham nas ruas para diminuir os impactos causados pela chuva

Escute a materia

Curitiba recebeu um grande volume de chuva, na noite de terça-feira (19/3), em poucas horas. De acordo com informações da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba, a cidade recebeu um acumulado de 43 milímetros de chuva entre as 18h30 e 20h de terça-feira (19/3). Desde então as equipes da Prefeitura estão nas ruas para minimizar os impactos causados pelo temporal.

Na manhã desta quarta-feira (20/3), funcionários da Arborização Pública trabalham na retirada de uma árvore que caiu na Rua Dr. Faivre.

Para a retirada da árvore, o trânsito ficou bloqueado entre as quadras da Avenida Visconde de Guarapuava e Rua Nilo Cairo. O trabalho começou por volta das 7h e às 9h o trânsito ainda estava interrompido, com agentes da Setran orientando os motoristas. A previsão é que os trabalhos terminem até o fim da manhã.

Bairros afetados

Os bairros afetados com a chuva foram Campo Comprido, Santa Felicidade, Mercês e Centro. Não houve registros de desabrigados ou desalojados.

Assim que a chuva diminuiu o sistema de drenagem da cidade absorveu a água.

A Prefeitura Municipal de Curitiba, as equipes da Guarda Municipal, servidores públicos e os agentes da Defesa Civil das Administrações Regionais estão em atendimento e permanecem em atenção a possíveis ocorrências que venham ocorrer.

Curitiba contra Cheias

Coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), através do Departamento de Pontes e Drenagem, a Prefeitura faz importantes obras de macrodrenagem em vários pontos da cidade.

Também continua em andamento a limpeza e desassoreamento de rios e córregos para retirar bancos de areia que causam afunilamento das calhas e dificultam o fluxo de escoamento da água.

Outra importante forma de prevenir os alagamentos depende do comportamento da população, que deve destinar corretamente o lixo e materiais que podem ser reciclados. Lixo, resto de materiais de construção, móveis e outros entulhos jogados em locais inadequados acabam indo para as galerias de captação das águas das chuvas, nos rios, gerando obstruções e potencializando alagamentos.

Amigo dos Rios

O programa Amigo dos Rios da Secretaria Municipal do Meio Ambiente está constantemente monitorando os rios e córregos da cidade, realizando limpezas para remover não apenas materiais vegetais, mas também itens descartados indevidamente pela população, como sofás, fogões e colchões.

Implantado em 2019, o Amigo dos Rios visa à melhoria e recuperação dos rios da cidade, com uma série de ações voltadas para a regularização das ligações de esgoto, fiscalização, limpeza de rios, obras e Educação Ambiental.

É um trabalho amplo e integrado, que envolve também a comunidade com a formação de grupos de apoio local, como prioridade para o Rio Belém (e suas microbacias), que nasce e termina dentro da cidade.

O Amigo dos Rios também trabalha nas outras bacias da cidade nos rios Passaúna, Barigui, Atuba, Iguaçu e Ribeirão dos Padilhas.

Central 156

O cidadão que precisa comunicar a Prefeitura sobre estragos provocados pelas chuvas deve utilizar o telefone 156 da Central de Atendimento ao Cidadão, o site www.central156.org.br ou o aplicativo do serviço disponível na Apple Store e Google Play Store. O atendimento é feito por ordem de chamada e também de acordo com a gravidade da situação relatada.

A Defesa Civil registra as ocorrências que chegam ao município pelo telefone de emergência 199 (alagamentos), pelo 156 (Central de Atendimento ao Cidadão, que registra as solicitações para retiradas de árvores) e pelo 153 (Centro de Operações da Guarda Municipal para fornecimento de lona).

Outras situações decorrentes de chuvas ou temporais podem ser atendidas pelo Corpo de Bombeiros (193 – resgate) e pela Copel (falta de luz).

+ There are no comments

Add yours