Requalificação de calçadas melhora mobilidade em bairro de Curitiba

Escute a materia

No fim de janeiro, a Prefeitura iniciou as intervenções para recuperação das calçadas das ruas Davi Xavier da Silva e Orlando Luís Lamarca, na Vila Nossa Senhora da Luz, no bairro CIC.

A intervenção está alinhada ao compromisso da Prefeitura de zelar pela mobilidade urbana, a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento dos bairros.

O serviço prevê a revitalização de 865 metros de calçadas em ambas as ruas e faz parte do programa Caminhar Melhor, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), que prevê a requalificação de calçadas na cidade e reafirma a prioridade dada ao pedestre.

A melhoria na mobilidade da região também integra o projeto da nova Rua da Cidadania da Regional CIC, que está sendo construída pela Prefeitura na Vila Nossa Senhora da Luz e tem previsão de execução de seis meses. 

Passeios mais largos

Nesta primeira etapa, as equipes coordenadas pela Superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal (SGM) trabalham na Rua Davi Xavier da Silva, a partir da Rua Léa Moreira Souza Rocha, que também teve as calçadas recuperadas em uma fase anterior do projeto. A intervenção se estenderá até a Rua Décio Barreto. 

“Com esta intervenção as ruas ganharão passeios mais largos com acessibilidade, mais uma etapa importante do Programa Caminhar Melhor”, explicou o superintendente de Manutenção Urbana, João Vidal Filho.

Na segunda etapa serão executados os passeios da Rua Orlando Luís Lamarca. Encerrada essa fase, a Prefeitura fará em seguida a recuperação do pavimento das ruas Orlando Luís Lamarca e Davi Xavier da Silva.

Desvio da linha Portão/CIC

Para execução do serviço, a Rua Davi Xavier da Silva teve o trânsito bloqueado entre as ruas Guilherme Fugmann e Léa Moreira de Souza Moura. Com isso, a linha 612 – Portão/CIC está fazendo o desvio de itinerário pelas ruas Guilherme Fugmann, Shirlei Solange Mantovani e Léa Moreira de Souza Moura.

Mais seguro para andar

A requalificação das calçadas está chamando a atenção dos moradores da Vila Nossa Senhora da Luz, que demonstram aprovar a melhoria.

Leoni Burko, 82 anos, está feliz com as novas calçadas, especialmente porque tinha muita dificuldade em se locomover na região.

“Era muito ruim de andar por aqui, eu caí duas vezes por causa disso. Agora está ficando uma maravilha, muito mais seguro para a gente caminhar”, comentou Leoni, que estava acompanhada bisneta Júlia Burko.

O trecho é o “caminho da roça” para Roseni de Fátima, 40 anos, que mora na região e faz compras no Armazém da Família Nossa Senhora da Luz.

“Está ficando muito bonito, o piso todo nivelado, muito bom para a gente andar por aqui”, disse Roseni.

+ There are no comments

Add yours