Manutenção urbana faz requalificação da Avenida República Argentina

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A Avenida República Argentina está tendo parte do seu trecho requalificado, entre a Rua Visconde do Serro Frio até o Terminal do Capão Raso.

O pavimento da via está passando pelo processo de fresa e recape e será coberto com uma nova camada de asfalto de borracha (massa asfáltica que conta com pneus descartados na composição). 

As ações fazem parte da implantação do Ligeirão Norte-Sul, que estão na etapa final e são coordenadas pela Superintendência de Manutenção Urbana, da Secretaria de Governo Municipal (SGM).

“A recuperação do pavimento está sendo feita na canaleta e nas vias lentas laterais ao longo de 600m”, explicou o superintendente de Manutenção Urbana, João Vidal Filho, que vistoriou o local na manhã desta quinta-feira (14/12).

Novo acesso

Além disso, as equipes contratadas pela SGM estão fazendo a readequação do espaço onde ficava a estação-tubo Herculano de Araújo, que foi retirada definitivamente. Ali será feita a abertura da rua que permitirá ao motorista que vier pela República Argentina acessar a Rua Visconde do Serro Frio, que passará a ter sentido único em direção à via rápida.

Paralelamente, também para atender a implantação do Ligeirão Norte-Sul, está sendo feita fresa e recape do Avenida Winston Churchill ao longo de 400m.

Calçadas e novas grelhas

Outra ação coordenada pela SGM está ocorrendo no entorno da estação-tubo Carlos Dietzsch, em cerca de 200m, onde está sendo feita a requalificação das calçadas, e substituição das grelhas de metal por outras feitas de concreto e polímero. “Este trabalho é necessário para prevenir vandalismos e garantir a segurança dos pedestres”, explicou Vidal Filho.

Trabalho idêntico já foi realizado na altura da estação-tubo Silva Jardim, que contou ainda com paisagismo e instalação de bancos de concreto nas imediações.

Linha de 38 km

Quando concluídas as obras, a linha Ligeirão Norte-Sul terá extensão total 38 km e frota de 29 veículos. O trecho Norte, inaugurado em 2018, conta com oito estações (Terminal Santa Cândida, Boa Vista, Cabral, Passeio Público, Central, Eufrásio Correia, Oswaldo Cruz e Bento Viana). O usuário terá um intervalo programado de 3,5 minutos nos horários de pico e de 10 minutos em horários de menor demanda.

O maior ganho será no trecho Sul, entre a Praça do Japão até o Terminal Pinheirinho. Hoje, o usuário realiza o deslocamento com um tempo de percurso, em média, de 30 minutos. 

A velocidade operacional neste trecho (Praça do Japão – Pinheirinho) terá um ganho de 23%, já que o Ligeirão só realizará parada nos terminais Portão, Capão Raso e Pinheirinho.
 

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