Negócios em Curitiba: Espaço Empreendedor Bairro Novo festeja 6 anos e 103 mil atendimentos

Escute a materia

Inaugurado em 2017 pelo prefeito Rafael Greca, o Espaço Empreendedor do Bairro Novo completa, nesta quarta-feira (11/10), seis anos de atendimentos a microempreendedores, somando mais de 27 mil pessoas.

Desde sua abertura, são mais de 103 mil atendimentos prestados, levando para mais perto dos moradores do Umbará, Sítio Cercado e Ganchinho serviços e orientações para microempreendedores individuais (MEIs) e para quem quer começar a empreender na região.

“OsEspaços Empreendedorde Curitiba são a porta de entrada para quem quer começar e prosperar com seu negócio e fazem parte do nosso ecossistema de inovação, oVale do Pinhão. Temos investido muito no pequeno empresário, seja com a redução no tempo da abertura da empresa para duas horas, com a dispensa de alvarás para as 606 atividades que se enquadram na Lei da Liberdade Econômica e ao facilitar o acesso ao crédito com o Fundo de Aval”, afirma o prefeito Rafael Greca.

210 mil MEIs

Curitiba tem nove Espaços Empreendedor, localizados nas Ruas da Cidadania e na Administração Regional da CIC, que prestam atendimento aos 210 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) da capital paranaense e também aos que querem começar a empreender. Destes, 3,7 mil MEIs formalizaram seu empreendimento no Espaço Empreendedor Bairro Novo.

De tirar o chapéu

Entre os microempreendedores individuais no Bairro Novo está Wilson dos Passos, 53 anos, que formalizou seu negócio de pintura há oito anos no Espaço Empreendedor do Pinheirinho. Mas com a inauguração do escritório mais próximo de casa, logo migrou. “O atendimento é de tirar o chapéu, me ajuda muito a evoluir com meu negócio”, elogia.

Passos conta que está planejando expandir sua atuação. Além da pintura, que faz há 20 anos, quer abrir um lava car. Na sua mais recente procura ao Espaço Empreendedor, além de apoio para emitir os boletos de pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), pode tirar dúvidas e ter orientações sobre como planejar essa expansão do negócio.

“É muito comum que os empreendedores venham até nós com demandas específicas e descubram que ofertamos algum serviço que necessitam gratuitamente, ou até formas de aprimorar seus negócios”, comenta a assessora técnica do Espaço Bairro Novo, Roberta Zanetti.

Em busca da regularização de seu CNPJ, o empresário da área do fretamento Herivelton Morretos, 32 anos, contou que tem no Espaço Empreendedor Bairro Novo sua referência para cada passo de seu negócio. “Ainda não tenho acesso a contador e aqui tenho o apoio necessário nos processos com documentação da empresa”, disse.

6 anos de Excelência

O Espaço Empreendedor Bairro conquistou o Selo Ouro de Atendimento do Sebrae-PR, que avaliza a excelência dos atendimentos prestados. Desde sua abertura, em 2017, foram 103.173 atendimentos realizados a 27.102 pessoas, o que corresponde a 11,9% das pessoas atendidas no 9 Espaços de Curitiba.

Roberta conta que o perfil dos empreendedores da região é, principalmente, de prestadores de serviços. “Gosto muito de trabalhar aqui e acompanhar o crescimento dos empreendedores que auxiliamos. Aqui, sempre nos colocamos no lugar do empreendedor para ajudar ao máximo”, ressalta.

Como acessar

Os Espaços Empreendedor fazem parte do programa Curitiba Empreendedora, da Prefeitura e do Vale do Pinhão, gerenciado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com agendamento prévio, via internet, pelo site da Agenda Online. Entre os serviços estão:

  • Abertura e baixa de novos MEIs;
  • Auxílio na declaração do imposto de renda do MEI;
  • Balcão de Negócios, de análise e acesso ao crédito, via Fundo de Aval;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Emissão dos boletos de pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS);
  • Parcelamento dos valores em atraso da DAS;
  • Alteração da CNPJ.

+ There are no comments

Add yours