Moradores de ocupação temem possível despejo e pedem solução para habitação na CIC;

Escute a materia

O protesto aconteceu em frente a uma empresa de gestão ambiental de resíduos, que seria dona da propriedade

Moradores da Ocupação Tiradentes II, localizada no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC), fizeram um protesto contra um possível despejo violento do terreno onde mais de 70 famílias, conforme afirmam os líderes do movimento, vivem atualmente. A ação aconteceu na manhã desta quinta-feira (28) em frente a uma empresa de gestão ambiental de resíduos, que seria dona da propriedade.

Segundo os moradores, a “ação é uma resposta ao pedido de reforço policial para evacuação da área efetuado pela empresa sem que fossem esgotadas todas as vias de negociação”.

Muitas dessas famílias já são vítimas de despejos violentos que ocorreram anteriormente em desrespeito a seus direitos fundamentais. (…) Essa empresa entrou com o mandado de reintegração de posse contra as famílias que estão na área desde 2021, embora eles tenham visto urgência somente neste ano para a retirada das famílias. A partir daí, em março, abril, maio deste ano, começou a campanha “Fica Tiradentes II”.militante, membro da Ocupação Tiradentes II.

A partir da campanha, de acordo com os moradores, a empresa teria aceitado negociar uma possível saída junto a eles. As ações estariam acontecendo de forma extrajudicial, segundo os membros da ocupação, e de forma cordial. No entanto, após uma das reuniões, os moradores passaram a temer serem surpreendidos com o mandado judicial de reintegração de posse “a qualquer momento”.

Ou seja, para que todos tenham clareza, a empresa no dia 12 de setembro sentou para negociar conosco. Foi um clima cordial e dessa reunião saiu vários encaminhamentos possíveis. (…) Mas, no dia seguinte, nós fomos surpreendidos com o pedido de reintegração judicial com reforço policial, o que gerou um medo muito grande.militante, membro da Ocupação Tiradentes II.

Os moradores montaram um acampamento no portão da empresa e não possuem a intenção de sair.

Desesperadas e com medo de que haja um despejo violento, as famílias resolveram partir para a ação direta e trancar a entrada da empresa até que se tenha uma mínima manifestação de que não haverá um despejo violento sem que haja uma negociação com as famílias.militante, membro da Ocupação Tiradentes II.

+ There are no comments

Add yours