KIT MÍDIA Contato

por: Marcio Nato Rodrigues - Curitiba(PR)

Data: 29/11/2017 às 09h30min - Atualizada em 29/11/2017 às 09h30min
.. A abertura do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jornalista Mussa José de Assis, na próxima segunda-feira (04/12), atenderá as primeiras 48 crianças na unidade da Regional Bairro Novo. “Com isso, começamos a beneficiar as famílias do bairro Ganchinho que esperam há bastante tempo, pois este CMEI foi inaugurado no ano passado”, diz o chefe do Núcleo Regional de Ensino da Secretaria da Educação, Pedro Rodrigo de Andrade.

Quando foi inaugurado, o CMEI não estava totalmente equipado com o material necessário a uma unidade de educação infantil e não tinha equipe de profissionais para garantir o atendimento – condições indispensáveis para o funcionamento. Além do CMEI Mussa José de Assis, na segunda-feira (04/12) também entra em funcionamento uma unidade da Regional Tatuquara, o CMEI Milton Luiz Pereira, com 40 vagas para crianças.

Regional Bairro Novo

Formada pelos bairros Sítio Cercado, Ganchinho e Umbará, o Núcleo da Educação na Regional Bairro Novo atende mais de 16 mil estudantes com idade de zero a 70 anos. São 19 escolas, 24 CMEIs e um Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) – o Regina Nardino Pereira. Também há 15 turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Todas as unidades são acompanhadas por um grupo de 22 profissionais que atuam na regional com atendimentos que vão desde informações sobre CMEIs e escolas, exame de equivalência, esclarecimentos sobre demandas das unidades, resolução de conflitos e informações sobre práticas administrativas e pedagógicas.

O Núcleo de Ensino também busca adequar os ambientes às atividades nas unidades, conforme a disponibilidade de recursos. Em 2017, as unidades Xapinhal II, CEI Professor José Cavallin, Novo Horizonte, Rio Negro, Dona Lulu, Salgueiro e Vila Vitória receberam parte do investimento de aproximadamente R$ 250 mil em obras de manutenção e reparo.

Além disso, foi inaugurado o Centro de Desenvolvimento Profissional Maria Olga Mattar, unidade descentralizada destinada a ações formativas para os profissionais.

O trabalho da equipe que atende na Rua da Cidadania do Bairro Novo é colaborativo. “A ideia é garantir sempre a realização de práticas educativas de qualidade, promovendo o acesso e a permanências das crianças no espaço escolar. Por isso, valorizamos e investimos nas ações formativas dos profissionais da educação que estão sempre perto da realidade dos meninos e meninas para levar o conhecimento e mudança”, conta o chefe do núcleo regional de ensino, Pedro Rodrigo de Andrade.

De acordo com o diretor da Escola Municipal Sady Souza, Valdinei de Jesus Rocha, as ações promovidas para aproximar a escola da população são muito importantes. “Acredito que nos dedicamos diariamente às prioridades do aluno. São professores, diretores e equipe administrativa da regional que planejam, debatem, avaliam e buscam recursos físicos e pedagógicos com um olhar mais humano para a ascensão da população”, explica Valdinei.

Projetos como Leões do Vôlei, Olimpíadas de Matemática, O mar que queremos das nascentes aos oceanos, Rambo: o dinossauro, Trabalho Infantil, Equidade, Direitos Humanos, Guarda-Mirim, Radioescola, Grêmio Estudantil, Tênis, Futsal, Xadrez, Fanfarra, Coral, entre outros são destaques nas ações que revelam talentos e mobilizam o protagonismo dos estudantes da regional.

Gente do Bairro Novo

Geovan Feliciano dos Santos conta que não terminou os estudos na idade certa e que graças a Escola Municipal Maria Neide Gabardo Betiatto, conseguiu mudar essa realidade. “A escola é importante e aprender a ler e escrever é fundamental porque consegui tirar a carteira de motorista”, afirma.

A fonoaudióloga, Joice Cardoso, ex-aluna da Escola Municipal José Cavallin, comemora com as conquistas fomentadas pela escola. “Trabalho na área da deficiência auditiva. Sou pós-graduada nessa área e hoje sou grata por tudo que passei na escola, dos amigos que fiz e dos caminhos que a educação me ensinou a percorrer para chegar onde estou”, afirma.

Fonte: PMC

Prefeitura amplia oferta de vagas de CMEI na Regional Bairro Novo