Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...

Nesta segunda-feira (24/6), o vice-prefeito Eduardo Pimentel destacou o caráter plural e a efetividade do programa de consultas populares Fala Curitiba, que nesta gestão entregou as principais obras e serviços eleitos em votação pela comunidade nos bairros. Eduardo participou das reuniões da fase final do programa nas regionais Bairro Novo e Tatuquara.

“O Fala Curitiba é uma votação democrática feita com toda a comunidade, que elege as dez prioridades em cada regional para entrarem no orçamento municipal. O Tatuquara, por exemplo, é a regional que mais recebeu investimentos da nossa administração a partir dessas reuniões”, disse Eduardo Pimentel.

Nesta terça-feira, as reuniões serão nas regionais Pinheirinho e CIC. Os encontros continuam durante toda semana, sempre às 19h, nas dez administrações regionais, quando serão eleitas, no total, as 100 prioridades da gestão para o próximo ano.

Obras no Tatuquara

Entre as ações feitas na Regional Tatuquara por escolhas da comunidade no Fala Curitiba e prioridades da gestão, o vice-prefeito citou o Bairro Novo da Caximba, o Terminal do Tatuquara, a Pirâmide Solar, o Parque Pinhal de Santana, o Restaurante Popular (em construção), novos CMEIs, Unidade de Educação Integral (UEI), asfalto novo (mais de 77,5 km somente na regional – 33,2 km eram de saibro), requalificação de calçadas, dentro do programa Caminhar Melhor, além de várias outras obras importantes e estruturantes.

Envolvimento social

Na audiência na Rua da Cidadania do Tatuquara, o administrador regional, Marcelo Ferraz, ressaltou o valor democrático, o envolvimento positivo da comunidade e os resultados alcançados com o Fala Curitiba. “Cada ano que passa, o Fala Curitiba se refina mais, aumenta a participação das pessoas na escolha das demandas mais importantes para o ano seguinte em um processo comprovado de execução dessas prioridades pela administração municipal”, afirmou.  

Avanços concretos

Ivo Pedroso, morador e pioneiro do bairro Tatuquara desde maio de 1991, ressaltou a evolução (em termos estruturais) constante da região e também das ações do programa.

“Eu participo das audiências do Fala Curitiba desde o começo da gestão e acompanho os avanços concretos aqui no Tatuquara. Cada ação importante pedida aqui é atendida. Nós temos postos de saúde, nossa UPA aqui ao lado, tudo perto da comunidade. Sem dúvida, o Fala Curitiba faz a população se sentir inserida no processo de gestão da cidade”, frisou.

Defesa pública

Fala Curitiba coloca a teoria em prática quando permite a votação, mas também a defesa pública das ideias por parte da comunidade na fase final das audiências regionais. Leda Aparecida da Silva, professora do CMEI Palmeiras, defendeu a reforma total da unidade educacional durante a reunião. “Eu peço o voto de vocês porque a educação é prioridade e essa obra será muito importante para toda nossa comunidade”, disse.

A voz de Leda foi ouvida. A restauração do CMEI Palmeiras foi aprovada na votação final entre as dez prioridades da comunidade. A reforma ficou em 5º lugar entre as dez ações prioritárias eleitas pela comunidade, com 329 votos. Agora, a obra será incluída na Lei de Diretriz Orçamentárias do município, para implantação na Regional Tatuquara ainda em 2025.

As dez prioridades mais votadas nas regionais Bairro Novo e Tatuquara

Regional Tatuquara
1º – Projeto para Implantação da Unidade de Saúde Janaína (596 votos).
2º – Projeto para rotatória na Rua Antonio Zanon com as rua João Goulart e Venício Machado e com a Estrada Delegado Bruno de Almeida. (439 votos).
3º – Adequação da equipe de RH dos diferentes níveis nas unidades de saúde, UPA, Caps e Distrito Sanitário (405 votos).
4º – Implantação de ponte no final da Rua Angelo Tozim com a Rua Alda Basseti – Ligação com a Rua Lydia Girardi Bertoldi (349 votos)
5º – Reforma total do CMEI Palmeiras (329 votos).
6° – Aquisição de materiais para atendimento da população (299 votos).
7° – Aumento da unidade do Centro de Esporte e Lazer da Regional Tatuquara (265 votos).
8° – Expansão do atendimento do Programa Comunidade Escola (254 votos).
9° – Estudo de viabilidade da reabertura do Sacolão da Família Monteiro Lobato (241 votos).
10° – Blitz educativa com foco nos motociclistas (188 votos).

Regional Bairro Novo
1º – Construção de novas unidades para atendimento da educação infantil nas regiões com maior demanda (224 votos).
2º – Adequar quadro de profissionais nas Unidades Básicas de Saúde da regional.
3º – Revitalização Rua Gustavo Prestes Aldenucco (269 votos).
4º – Projeto para implantação de rotas acessíveis na Rua Aparecido Caetano (355 votos).
5º – Ampliação da sala de musculação com aquisição de mais equipamentos cardiorrespiratórios (esteiras, elípticons, bicicletas estacionárias (362 votos).
6° – Adequar número de profissionais na UPA Sítio Cercado (394 votos).
7° – Contenção do talude do Arroio Boa Vista – Rua Dr. Lauro Gentio Portugal Tavares (397 votos).
8° – Readequação do espaço externo do Clube da Gente Bairro Novo, com a implantação de uma cancha de areia de vôlei, uma de beach tênis e readequação da antiga área de skate em quadra de tênis (407 votos).
9° – Grama sintética na Praça Marçal Justen na Vila Coqueiros (435 votos).
10° – Implantação de escola especial na Regional Bairro Novo (726 votos).

Datas e locais das reuniões do Fala Curitiba

25/6 (terça-feira)
Pinheirinho – Administração Regional (Av. Winston Churchill, 2.033)
CIC – Administração Regional (Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460)

26/6 (quarta-feira)
Boqueirão – Igreja Batista Shalon (Rua David Tows, 208)
Cajuru – Administração Regional (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150)

27/6 (quinta-feira)
Portão/Fazendinha – Rua da Cidadania (Rua Carlos Klemtz, 1.700)
Santa Felicidade – Rua da Cidadania (Rua Santa Bertila Boscardin, 213)

28/6 (sexta-feira)
Matriz – Setor de Orgânicos do Mercado Municipal (Rua da Paz, 608)
Boa Vista – Administração Regional (Av. Paraná, 3.600)

* Todas as reuniões começam às 19h.