Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...

Processo estava há mais de 10 anos na justiça e pagamento será feito em regime de multirão

Uma ótima notícia para quem trabalha com os serviços de limpeza pública. Trabalhadores tiveram ganho de causa em um processo contra a empresa Cavo. A ação tramitava há 10 anos na Justiça. Por isso, cerca de R$ 4,5 milhões serão distribuídos para 2105 trabalhadores.

De acordo com o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT) Manassés de Oliveira, a notícia do ganho da ação fará com que os trabalhadores tenham um Natal diferenciado em 2023.

“Os trabalhadores sempre tiveram esse zelo de caprichar, trabalhar e não faltar no serviço. Curitiba tem toda essa realidade de capital ecológica, cidade maravilhosa, graças a esses trabalhadores que fazem o trabalho no dia a dia, que se dedicam debaixo de sol, chuva, sempre fazendo a limpeza!”, disse

O pagamento será feito a partir das 8 horas deste sábado (18) e começa em regime de mutirão mais de 2 mil trabalhadores. A ideia é que tudo aconteça em duas parcelas. A primeira em 20 de novembro e a segunda em 20 de dezembro. “Cada um recebendo 60% do salário da época corrigido com juros e correção monetária. Isso é muito bom!”.

Ação que dura 10 anos

O processo estava na justiça há 10 anos. A empresa juntou documentação e disse que os trabalhadores não tinham atingido as metas em 2013 (início da ação).

“O sindicato não concordou com os números que a empresa apresentou. Ela já tinha pago 30% dos 100% que deveria ser pago. Naquele momento nós buscamos os 70% na Justiça do Trabalho”, explicou Manassés.

Na visão de Manassés, os trabalhadores são muito discriminados no dia a dia. “Precisamos chamar à atenção da sociedade para valorizar os nossos garis e trabalhadores da limpeza pública. São eles que deixam essa cidade, o tempo todo embelezada para receber os turistas. Tudo para que as pessoas possam caminhar em uma cidade limpa, tranquila”.

Para o presidente da UGT, a justiça foi feita. “A gente fica feliz pelo trabalho dos nossos funcionários, advogados, eles discutiram a situação dos nossos trabalhadores. Foi um processo longo, mas que nós fomos vitoriosos”, conclui.