A Prefeitura de Curitiba executou, em oito anos, importantes obras de infraestrutura nas áreas de mobilidade urbana, meio ambiente e contra as cheias na Regional Boqueirão. Formada pelos bairros Alto Boqueirão, Boqueirão, Hauer e Xaxim, a região recebeu intervenções para melhorar a qualidade de vida, acessibilidade e garantir mais segurança aos moradores desde 2017.

Dentre as obras para evitar alagamentos na região, formada por mais de 208 mil habitantes, a Prefeitura executou a macrodrenagem das bacias de detenção no Ribeirão dos Padilhas e no Córrego Jardim Esmeralda, ampliou a galeria de águas pluviais na Rua Tenente Tito Teixeira de Castro e ainda construiu uma bacia de contenção no Terminal Boqueirão.

Também foram construídas a passarela metálica sobre o Ribeirão dos Padilhas, as pontes de concreto sobre o Córrego Alto Boqueirão e Evaristo da Veiga, bem como concluída a execução da galeria de águas pluviais da Rua Waldemar Loureiro de Campos, além das obras de macrodrenagem no Rio Pinheirinho.

Meio ambiente

Na área do meio ambiente, a atual gestão revitalizou o Parque Náutico do Iguaçu, com a reforma nos barracões de remo e canoagem, implantou acessos para pessoas com deficiência e novo trapiche, ampliou e melhorou a iluminação, reforma da passarela e torre de cronometragem, promoveu a instalação do sistema de câmera de segurança da Muralha Digital e Guarda Municipal 24h.

O Parque Náutico recebeu academia ao ar livre, novo parquinho, espaço cultural da Praça do Circo, instalação da estátua Sri Chinmoy (Movimento pela Paz) e também conta agora com o circuito do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais.

Zoológico Municipal

O Zoológico recebeu a maior intervenção em 42 anos de história, com implantação de rede de esgoto, melhorias nas vias de acesso, implantação de asfalto e novos recintos para felinos e harpias.

Terminal Solar

O Terminal Solar Boqueirão também já produz energia limpa com a obra de instalação de 756 módulos de painéis fotovoltaicos. Ainda na área de meio ambiente na Regional, foram plantadas mais de 40 mil árvores, entregues os Ecopontos Érico Veríssimo e Vila Nova, bem como revitalizado para a população o bosque de aventuras Reinhard Maack que completou 35 anos.

Intervenções urbanas

Áreas importantes também foram revitalizadas ou recuperadas na Regional Boqueirão, dentre elas a Vila Pantanal, com 14 ruas beneficiadas até o momento com a troca do saibro por asfalto, totalizando 2,8 km de extensão, com sistema de drenagem e meio-fio, a região ganhou também nova iluminação de LED.

Foram instaladas novas calçadas acessíveis e planas no entorno da UPA Boqueirão, na Rua Primeiro de Maio e na Praça Lineu Ferreira do Amaral. A Rua Bley Zornig, conhecida como a Rua das Malharias, ganhou calçadas modernas, paisagismo, acessibilidade e mobiliário urbano.

Foi feito ainda o reforço estrutural do viaduto Alto Boqueirão, que liga as Ruas João Miqueletto e Eduardo Pinto da Rocha sobre a linha férrea. O viaduto havia sido interditado em março de 2022, por risco de colapso.

As obras de Mobilidade do Projeto Inter 2 – que utilizará modernos ônibus 100% elétricos – beneficiará diretamente os moradores dos bairros Hauer, Boqueirão e Xaxim.

A Rua da Cidadania também passou por grande revitalização na gestão. Dentre as intervenções dos últimos oito anos, a Prefeitura promoveu a reforma completa da estrutura metálica, nova pintura e identidade visual, iluminação cênica, calçadas acessíveis, quadra sintética, pintura da quadra do ginásio e instalação da estação meteorológica.

Pavimentação

A manutenção da malha viária nos bairros foi prioridade. Durante a gestão foram executadas obras de pavimentação nos quatro bairros da Regional Boqueirão. No total, foram 188 obras com pavimento novo em 105 km de obras executadas.

Mobilização atendida

No Alto Boqueirão, a Rua Izabel Gomes Posselt recebeu reciclagem de pavimento. A obra resulta dos programas Fala Curitiba e Asfalto Novo — duas importantes ações da gestão para participação popular e requalificação urbana, respectivamente. O pavimento cobre 300 metros, da Rua Roberto Barbosa de Almeida até o fim da via.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), a requalificação da rua agradou o marceneiro Vlamir Martins, morador do bairro desde 2001. “Hoje, de alma lavada, vejo as máquinas trabalharem na rua. Vamos ter asfalto bom, fruto da comunidade que abraçou a causa”.

Revitalização do asfalto: são exemplos de vias com obras de revitalização do asfalto já concluídas, as ruas Eduardo Pinto da Rocha (Alto Boqueirão), Rua Francisco Derosso (Xaxim), Rua Diogo Mugiatti (Boqueirão) e  Rua Frei Henrique de Coimbra (Hauer).

Asfalto no Saibro: ruas ficaram livres da poeira e da lama, como a Professor José Nogueira dos Santos (Hauer), Octacyr Reinaldo Mion (Xaxim), Idelzina Vaz (Alto Boqueirão) e Canal Belém (Boqueirão).

Saúde contemplada

Duas unidades de saúde foram reformadas na Regional Boqueirão: Moradias Belém e Irmã Tereza Araújo. Outras três unidades de saúde foram revitalizadas: Vila Hauer, Eucaliptos e Jardim Paranaense. Todas clínicas de odontologia foram reformadas nas unidades de saúde da regional. Também houve reforma do Distrito Sanitário e do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Boqueirão. Além disso, a Prefeitura inaugurou a nova sede do Samu, que recebeu 24 viaturas novas em 2024 (100% da frota).

Educação

Na área de educação, foram entregues quatro Faróis do Saber e Inovação: Fernando Pessoa (Boqueirão), Luís de Camões (Alto Boqueirão), Mário Quintana (Boqueirão) e Albert Einstein (Xaxim). Também foram revitalizadas as escolas e os CMEIs.

Empreendedores

A Prefeitura potencializou ainda as ações para economia criativa e empreendedorismo. Foram promovidas 8 edições do Boqueirão Fashion. Criado para alavancar o polo têxtil da Rua Dr. Bley Zornig, o evento cresceu com desfiles, oficinas, exposições fotográficas e encontros de moda gratuitos.

A gestão criou ainda o Worktiba Boqueirão, coworking público instalado na Rua da Cidadania.

Segurança alimentar

A área de segurança alimentar passou por um processo de integração. Agora é possível comprar no Sacolão da Família e no Armazém da Família do Terminal Boqueirão sem precisar pagar passagem de ônibus, pelo período de duas horas.

Foram entregues ainda na Regional, a Horta Urbana Folha do Pantanal (premiada no concurso Boas Práticas da Prefeitura de Curitiba), Horta Terapêutica Visitação, Horta Oasis e ainda as hortas em unidades escolares.

Ação social

A Prefeitura abriu, na Regional Boqueirão, a Casa da Acolhida para Família Migrante para atender prioritariamente estrangeiros e refugiados. Foram abertas também a República Jovens Jardim das Araucárias e a Unidade de Acolhimento Institucional Casa V. Os moradores ganharam também a revitalização do Centro-Dia Amigo Curitibano, no Alto Boqueirão.

Esporte e lazer

Na área do esporte e lazer, a Prefeitura revitalizou o CEL João Derosso/Xaxim. O espaço abriga agora o Centro Paradesportivo de Curitiba.

O Centro da Juventude Eucaliptos foi reformado com investimentos de R$ 210 mil. As ações contemplaram a reabertura e aquecimento da piscina e a instalação de piso modular no local, com a inclusão da programação do Viva o Sábado. O espaço recebeu também as obras de acessibilidade, as calçadas refeitas e a rampa de acesso coberta.

Transporte

As plataformas dos terminais e das estações-tubo passaram por reformas, os terminais foram equipados com wi-fi gratuito. Também houve a reativação da Linha Barreirinha/São José e a criação da Linha Parque Náutico aos domingos.

A Prefeitura iniciou ainda os estudos para a estruturação do VLT (Veículos Leves sobre Trilhos). O novo meio de transporte na capital deve substituir os ônibus expressos (BRT) do Eixo Boqueirão e também utilizar as canaletas da Avenida Marechal Floriano Peixoto.