A Prefeitura de Curitiba está prestes a entregar mais uma melhoria importante para os moradores da Regional CIC. O Armazém da Família Caiuá, no bairro São Miguel, está com 98% das obras de reforma concluídas, com previsão de finalização dos serviços nas próximas semanas. Assim como os demais da cidade, o espaço será destinado a oferecer gêneros alimentícios e itens de higiene e limpeza, a preços mais baratos que no varejo.

“A reforma e ampliação estão transformando o espaço em uma unidade moderna, com acessibilidade e sustentável, com energia fotovoltaica e novas áreas de atendimento”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur.

A estrutura, localizada na Rua Maria Lúcia Locher de Athayde, foi ampliada de 444,98 m² para 500 m² e passou por uma completa readequação nos sistemas elétricos, hidráulicos e de combate a incêndios.

Com rampas de acessibilidade, nova disposição de espaços, áreas integradas para comercialização de frutas, legumes e verduras, o Armazém vai oferecer mais conforto e funcionalidade aos usuários.

Área para hortifrútis

Entre as novidades estão uma área de vendas remodelada, copa, administração, vestiários acessíveis, depósito, abrigo coberto e espaço para higienização de caixas, além de uma sala integrada, ampla e iluminada com luz natural, para comercializar frutas, legumes e verduras.

A reforma, coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), recebe investimento de R$ 1,1 milhão. A obra começou em abril de 2024 e a conclusão da parte física está prevista para as próximas semanas. A etapa seguinte, de mobiliário e instalação de equipamentos, será coordenada pela Secretaria Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN).

Fazenda Urbana da CIC

A unidade também terá integração com a nova Fazenda Urbana da CIC, que está sendo implantada ao lado, ampliando os benefícios à comunidade com produtos frescos da agricultura familiar e iniciativas educativas.

A estrutura ocupa uma área de aproximadamente 11 mil m² e será um polo de educação, inclusão e agricultura sustentável, integrando-se ao Parque dos Tropeiros.

O espaço contará com o Abelha LAB, laboratório de abelhas nativas sem ferrão, meliponário, área para cultivo de mudas nativas como araucárias e erva-mate e uma escola de Segurança Alimentar e Nutricional com cozinha multifuncional e espaço para compostagem. Também contará com e-coworking, salas de aula e espaço para conferências.

Um dos grandes destaques da Fazenda Urbana será o mirante, posicionado acima dos canteiros, oferecendo uma vista privilegiada do Parque dos Tropeiros.

A construção prioriza a sustentabilidade, com o uso de energia fotovoltaica, captação de água de poço artesiano para irrigação das hortaliças e acessibilidade total, incluindo rampas, escadas e plataforma elevatória.

Os trabalhos já estão avançados, com a estrutura do mirante em andamento e a instalação de 19 contêineres, organizados em dois pavimentos, que darão forma aos espaços destinados às atividades internas. As próximas etapas incluem a finalização das calçadas, canteiros e sistemas de irrigação.

A previsão é que ambos os equipamentos – Armazém e Fazenda – sejam finalizados até abril.

Desenvolvimento sustentável

A Fazenda Urbana da CIC é a segunda do município, seguindo os passos da unidade pioneira no Cajuru, e busca promover a conexão entre o meio rural e urbano por meio de atividades educativas e sustentáveis. O espaço reforça o compromisso de Curitiba com a inovação e o desenvolvimento sustentável, resgatando a vocação do Parque dos Tropeiros como referência em turismo rural e sustentabilidade na Grande Curitiba.

A proposta segue diretrizes da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) com suporte do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e das secretarias municipais de Obras Públicas (Smop) e do Meio Ambiente (SMMA) na implantação.