Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, recebeu nesta sexta-feira (19/1), no Palácio Solar 29 de Março, os campeões da Taça das Favelas 2023, disputada em São Paulo.

Acompanhado do secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Carlos Pijak Jr, e do presidente estadual da Central Única das Favelas (Cufa-PR), José Antônio Campos Jardim, o prefeito fez questão de parabenizar todos os envolvidos nesta conquista que tanto orgulha Curitia e o Estado do Paraná.  

“É com muito orgulho e alegria que nós recebemos aqui no Palácio Solar 29 de Março os curitbinhas e paranaenses que trouxeram para nós o troféu de campeões da Taça das Favelas de 2023. Para nossa honra e orgulho esses piás e toda a comissão técnica fizeram bonito na cidade de São Paulo e pela primeira vez garantiram o título nacional. Logo, logo veremos esses curitbinhas brilhando com as camisas dos grandes clubes do país. Viva o Futebol, Viva as Favelas e Viva Curitiba”, disse o prefeito Rafael Greca.

Greca também fez questão de renovar a parceria com a Central Única das Favelas e com mais de 58 entidades comunitárias conveniadas com a Smelj.

Por telefone, o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, também fez questão de parabenizar os campeões nacionais de 2023. “Eu sou fã de futebol e vocês podem ter certeza que tenho muito orgulho desta tão importante conquista”, disse Pimentel.

Competição

Em 2023, a Taça das Favelas percorreu os estados do Brasil, com jogos masculinos e femininos. Após a fase regional, uma seleção única por estado foi criada para disputar o título nacional de campeão da Taça das Favelas, o maior campeonato entre favelas do mundo, honraria agora conquistada pelos piás do Paraná.

O Paraná levou a melhor com a virada de 2×1 sobre o Espírito Santo.

O time paranaense masculino foi formado por jogadores que se destacaram na etapa estadual, que reuniu mais de 11 mil atletas (meninos e meninas) de 200 comunidades e foi vencida, entre os homens, pela equipe do Tanguá, de Almirante Tamandaré (PR). Na primeira fase do torneio nacional, a seleção do Paraná venceu Rio Grande do Sul, Paraíba e Bahia. Nas quartas de final, ganhou novamente dos baianos. Na semifinal, eliminou o Rio de Janeiro.

Também estiveram presentes na recepção a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Castro; o diretor de Incentivo ao Esporte e Promoção Social da Smelj, Guilherme Schlichta; o diretor da Assessoria da Juventude da Smelj, Helton Stais; e o representante da Paraná Esporte, Alceu Menta.