Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Ministra Cármen Lúcia convidou eleitoras e eleitores para que compareçam às urnas no domingo (27)
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, convidou eleitoras e eleitores para que compareçam às urnas eletrônicas no domingo (27), no 2º turno das Eleições Municipais de 2024 que acontece em 51 municípios, sendo 15 capitais. A manifestação da ministra aconteceu durante sessão desta quinta-feira(24) no Tribunal. O período de votação será das 8h às 17h, no horário de Brasília (DF). A ministra afirmou que “o voto é uma bênção democrática”.
“A Justiça Eleitoral convida e reitera às eleitoras e aos eleitores que compareçam às urnas em nome dos que vieram antes de nós e que lutaram para que nós tivéssemos esse direito fundamental de votar, em nome dos que vierem depois de nós e que precisam ter um estado democrático, uma sociedade democrática da qual o voto é um instrumento e um gesto por excelência dessa participação livre de todos os eleitores”
disse a ministra.
A ministra Cármen Lúcia disse que mais de 140 milhões de eleitoras e eleitores participaram da primeira etapa do pleito de forma ordeira, sossegada e tranquila.
Importância do Voto
Para as eleitoras e eleitores que não votaram no 1º turno das Eleições Municipais de 2024, a ministra Cármen Lúcia ressaltou que podem comparecer ao 2º turno de votação com documento de identificação oficial com foto para exercer o direito de voto, “que é um dever cívico com a sociedade brasileira”.
A magistrada assinalou que o voto é o testemunho histórico para o que a eleitora e o eleitor pretendem para a sua cidade. Ela afirmou que votar, para além de ser um benefício pessoal, é principalmente um benefício político para toda a sociedade, que deve ser exercido até pelas pessoas que possuem alguma dificuldade, como de locomoção.
“A Justiça Eleitoral trabalhou nos últimos dois anos para, cada vez mais, permitir a facilidade de acesso de todo mundo. A acessibilidade está assegurada, as condições estão asseguradas. Portanto, nós pretendemos, cada vez mais, que essa participação seja ampla neste 2º turno, no próximo domingo. Que todas as eleitoras e os eleitores compareçam às urnas, votem, sejam democráticos para que honrem a sua história e a história democrática do Brasil”
concluiu a presidente do TSE.
Em Curitiba, a abstenção no 1° Turno chegou a 27,74%. Cerca de 395 mil eleitores aptos a votar, não compareceram às urnas. O número foi maior do que os votos do primeiro colocado na eleição de 6 de outubro. Eduardo Pimentel(PSD) recebeu pouco mais de 313 mil votos. Cristina Graeml(PMB) ficou em 2° lugar com aproximadamente 291 mil votos.