Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...

A Prefeitura iniciou os trabalhos de recuperação do pavimento da Rua João Dembinski, que liga os bairros Campo Comprido e Cidade Industrial de Curitiba (CIC). A necessidade da obra foi detectada por sensores instalados em veículos que integram a Zeladoria Digital, nova ferramenta da Prefeitura para identificar buracos e outros problemas nas ruas.

A intervenção será realizada em toda a extensão da rua, perfazendo pouco mais de 3,6 km, começou perto da Rua Raul Pompéia, na CIC, e vai se estender até o cruzamento com a Eduardo Sprada, no Campo Comprido.

A ação está sendo realizada por equipes coordenadas pela Superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal (SGM) e tem a finalidade de garantir a mobilidade urbana em boas condições nos bairros da cidade.

Bloqueios parciais

O trabalho na Rua João Dembinski começou no dia 1° de novembro e deve ser concluído até o final do mês, se as condições do tempo permitirem. Durante este período, a via terá bloqueios parciais e durante o trabalho de recape, o trânsito se movimenta no sistema de siga/pare.

A recuperação do pavimento está sendo realizada pela metodologia de fresa e recape. Na primeira fase, o maquinário retira a camada danificada de asfalto para, em seguida, aplicar nova capa de pavimento feita com asfalto borracha (massa asfáltica que conta com pneus descartados na composição).

Zeladoria digital

De acordo com o superintendente de Manutenção Urbana, engenheiro João Vidal Filho, o serviço vai trazer uniformidade ao pavimento da rua, que está bem desgastado.

“A camada de asfalto vai eliminar depressões e tornar o trânsito mais seguro para motoristas e usuários do transporte coletivo”, disse Vidal Filho.

Essa manutenção foi detectada pela Zeladoria Digital, uma nova ferramenta que a Prefeitura de Curitiba está usando para apoiar o trabalho de manutenção urbana da cidade. São sensores instalados em 35 veículos da frota da Prefeitura e de serviço de aplicativos que detectam imperfeições na malha. Em seguida, a tecnologia abre automaticamente um protocolo de solicitação do serviço para ser executado pela Prefeitura.

Moradores comemoram

Os moradores da região estão felizes com a iniciativa da Prefeitura de requalificar o pavimento da rua. “Acho muito bom que nossa rua está recebendo este benefício”, disse a dona Claudineia Costa Coutinho, que mora no conjunto Ribeirão há mais de 40 anos. Ela estava acompanhada da filha, Eloá Costa Coutinho.

A dona Nadir da Silva, que acompanhava o trabalho das máquinas enquanto passeava com a cachorrinha Maggie, também gostou da melhoria. “Uma reforma é sempre muito bem recebida. Vai dar mais vida para o bairro”, comentou a dona Nadir, que mora no conjunto Terra Nova.

Mais ruas beneficiadas

A Prefeitura também está realizando melhorias pelo mesmo método do asfalto borracha também na Rua Desembargador Costa Carvalho, entre a Avenida Batel e Alameda Doutor Carlos de Carvalho. Em outra frente de trabalho faz melhorias no pavimento das ruas Comendador Fontana e Nicolau Maeder, no Alto da Glória. O serviço compreende 710 metros, no trecho entre Avenida Cândido de Abreu e a Rua Mauá. A previsão é que a intervenção seja concluída até a primeira quinzena de novembro, se as condições do tempo permitirem.

Nesta quarta-feira, as equipes iniciaram os trabalhos de fresa e recape na Rua Bruno Filgueira, entre a Alameda Doutor Carlos de Carvalho e a Rua Olavo Bilac.