A Rua Nicola Pellanda está recebendo melhorias no pavimento. As intervenções acontecem no trecho entre a Linha Verde e o viaduto do Contorno Sul.
A ação é feita por equipes coordenadas pela Superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal (SGM) e tem a finalidade de garantir a mobilidade urbana em boas condições nos bairros da cidade.
- População aproveita meia tarifa de ônibus em Curitiba para passear e economizar neste domingo
- Na contramão de demais capitais do país, Curitiba não terá aumento da tarifa de ônibus em 2025
- 5 motivos para curtir e se apaixonar por Curitiba no verão
Asfalto borracha
A recuperação do pavimento na artéria que liga os bairros Pinheirinho, Tatuquara e Umbará acontece ao longo de 1.800 metros pelo sistema de fresa e recape e tem previsão de conclusão no dia 10 de janeiro.
Na primeira fase, o maquinário retira a camada danificada de asfalto para, em seguida, aplicar nova capa de pavimento, feita com asfalto borracha (massa asfáltica que conta com pneus descartados na composição).
Zeladoria Digital
A Nicola Pellanda é uma das ruas que tiveram a necessidade de manutenção do pavimento detectadas pela Zeladoria Digital, uma ferramenta que a Prefeitura de Curitiba está usando desde o ano passado para apoiar o trabalho de manutenção urbana da cidade desde o ano passado.
Lançada no Smart City Expo Curitiba 2024, a ferramenta utiliza um sensor, acoplado a carros da frota da Prefeitura e de aplicativo, para monitorar a situação das ruas da cidade e avaliar o pavimento e outros elementos que a compõem. Ao detectar que há um buraco na rua, por meio da inteligência artificial, a tecnologia abre automaticamente um protocolo de solicitação do serviço para ser executado pela Prefeitura.
“Esse sistema monitora as ruas e o estado de conservação do pavimento e indica se existe necessidade de uma intervenção preventiva na via”, explicou o superintendente de Manutenção Urbana, engenheiro João Vidal Filho.
Chega de remendos!
A requalificação do pavimento da Nicola Pellanda elimina a necessidade de operações tapa-buraco, que além de gerar irregularidades na pista demandam manutenção constante.
O borracheiro Joé Ribeiro Nunes, que trabalha na região há 28 anos, disse que a melhoria da Prefeitura veio em boa hora.
“O asfalto chegou aqui no ano 2000 e desde então só eram feitos remendos de tapa-buraco. Agora está ficando muito bom”, disse o dono da borracharia Zé Nunes.
A dona da academia Momento Saúde, Daniela Borguezani, aprovou a benfeitoria. “A rua estava precisando dessa renovação que vai melhorar a mobilidade e atrair mais as pessoas”, disse ela, que estava acompanhada da recepcionista Maria Banruk.
Para as moradoras da região Marli Chapula e Catarina Zaluski, a reformulação da Nicola Pellanda veio em boa hora. “Achei muito bom o que a Prefeitura está fazendo. Tudo o que for para melhorar o bairro e a cidade tem o nosso apoio”, disse Marli.