Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...

A Prefeitura de Curitiba fez uma nova ação, nesta quinta-feira (25/4), de recolhimento de resíduos descartados irregularmente e de combate ao mosquito da dengue. A limpeza foi feita na Rua Dalcy Silva, no Alto Boqueirão, onde foi recolhida uma quantidade significativa de material em menos de duas horas de trabalho, enchendo um caminhão caçamba da Secretaria Municipal do Meio Ambiente

A iniciativa foi uma ação conjunta da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Guarda Municipal e da Administração Regional do Boqueirão.

“Mesmo que existam diversos tipos de coleta de resíduos pela Prefeitura, nós ainda assim encontramos lixo descartado irregularmente aqui nesta região. Chegam a ser toneladas. É um trabalho que sempre temos que fazer, não só aqui, mas em vários pontos da cidade”, explicou a gerente do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria do Meio Ambiente, Eliane Chiuratto.

A grande quantidade de lixo descartado no local também vem prejudicando os moradores da região, como Marcio Slobodgian, de 42 anos.

“É inacreditável que isso aconteça, com tantas alternativas de descarte na cidade. A Administração Regional já vem falando com a gente, e foi bem ágil para colocar placas e algumas iluminações por aqui. Queremos resolver isso o mais rápido possível”, conta Marcio.

Além de ações de limpeza, a Prefeitura tem diversas iniciativas para diminuir o acúmulo de lixo e a proliferação do mosquito Aedes aegypti, como os Ecopontos, os mutirões Curitiba sem Mosquito, e as blitzes sanitárias em endereços de acumuladores.

A colaboração da população, principalmente no descarte correto dos resíduos, é fundamental para que o combate à dengue possa surtir efeito.

Ecopontos

Os Ecopontos, locais destinados a resíduos mistos e recicláveis, são mais uma alternativa disponível para o descarte de lixo. 

Os resíduos mistos incluem materiais de construção civil, madeira, restos de podas de árvores, mobiliário inutilizável, eletroeletrônicos, óleo de cozinha e gordura usados.

Os resíduos devem ser separados e depositados conforme as orientações dos funcionários do local. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Mutirões Curitiba sem Mosquito

Os mutirões Curitiba sem Mosquito, realizados pelas secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente, percorrem os bairros recolhendo resíduos que ajudam a proliferar o mosquito da dengue. Os agentes de saúde também dão orientações sobre o combate à doença. Os moradores são avisados com antecedência pela Prefeitura para que retirem materiais inservíveis de suas casas e terrenos para serem recolhidos pelos caminhões do Meio Ambiente.

“A melhor estratégia de combate ao mosquito da dengue é eliminar a água parada, que é utilizada pela fêmea do Aedes para depositar seus ovos”, destaca a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Aedes, Tatiana Faraco.

Desde janeiro, os mutirões já recolheram mais de 700 toneladas de materiais inservíveis nos bairros da capital paranaense.