A Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) realizou nesta terça-feira (18/2), às 19h, a palestra de abertura da segunda turma do Curso de Cuidador da Pessoa Idosa. A aula inaugural foi conduzida pela secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, com o tema “Curitiba: Cidade Amiga do Idoso”. Para a secretária, o curso é uma resposta da prefeitura à alta demanda por profissionais habilitados nesse segmento, um mercado em verdadeira expansão.
Tatiane Filipak, secretária municipal da Saúde.
“Curitiba tem o título de Cidade Amiga do Idoso por oferecer serviços diferenciados à população que está envelhecendo. Esse curso conta com profissionais qualificados no corpo docente, que atuam no Hospital do Idoso e têm condições de fazer a diferença na vida dos alunos”, destacou Tatiane Filipak.
O grupo de professores é formado por profissionais da saúde com especialização em geriatria e gerontologia, como médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outras áreas de formação.
No programa do curso estão previstas aulas teóricas, visitas técnicas no Hospital Municipal do Idoso, além de aulas práticas. A nova turma já está completa, tem 32 alunos e as aulas serão realizadas às terça e quintas-feiras no Centro de Capacitação e Desenvolvimento Humano (Cecadeh), no Pinheirinho.
- Baile de Carnaval de Salão para Pessoas Idosas vai reunir 600 participantes nesta sexta-feira
- Regionais se organizam para o início da consulta pública Fala Curitiba 2025
Mais jovens
Hadassa Ester, 18 anos, é a aluna mais jovem do curso de Cuidador de Idosos. A motivação para a carreira veio da mãe, Jorselei Pereira, que cursou a primeira turma. Jorselei trabalha como cuidadora em tempo integral e demonstra orgulho pela escolha da filha. “Eu sempre trabalhei na área, já cuidei de crianças e hoje cuido de idosos”, explicou. “A Hadassa é muito responsável e viu uma oportunidade, em um mercado que está crescendo bastante”, explicou.
Jorselei Pereira, aluna.
Segundo Camilla Ferreira de Lima, coordenadora do curso, a história de Hadassa reflete a da maioria dos alunos desta segunda turma. “São alunos cada vez mais jovens, que buscam formação profissional e até uma oportunidade de entrada no mercado de trabalho”, avaliou. Em 2024, a aluna mais jovem tinha 32 anos. “Nesta nova turma, temos três alunos com menos de 30 anos”, comparou Camilla.
Camilla Ferreira de Lima, aluna.
Bônus
Em 2025, o curso passa a oferecer o módulo extra de Saúde Mental, de forma optativa. “Estamos sempre atentos às necessidades de nossos alunos e vimos neste tema uma oportunidade de agregarmos conhecimento à prática do cuidador”, explicou a gerente do Cecadeh, Eva Kendrick.
Conteúdo
Voltado à comunidade, o curso de cuidador de pessoa idosa é dividido em seis módulos, com 180 horas de formação. Tem ênfase na prática do cuidado e orientações em áreas como nutrição, higiene, noções de cuidados paliativos, manejo de idoso com demência, sinais vitais e primeiros socorros.
Entre os 32 alunos matriculados, 12 fazem o curso sem custos, uma contrapartida da Feas para pessoas em vulnerabilidade social, profissionais da Fundação, voluntários do Hospital do Idoso e indicados pelo Conselho Municipal de Saúde. Para os demais alunos, a formação sai por R$ 800 e o valor pode ser parcelado em até doze vezes.
Presenças
Além da secretária da Saúde, Tatiana Filipak, estiveram presentes na aula inaugural do Curso de Cuidador de Idosos a deputada estadual Márcia Huçulak, a presidente do Imap, Beatriz Battistella Nadas, o presidente da FAS, Renan Rodrigues e o diretor geral da Feas, Sezifredo Paz.
Feas
A Feas é uma fundação pública da Prefeitura de Curitiba e segue as diretrizes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Gerencia o Hospital do Idoso e outras 28 unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital paranaense.