Prefeitos e lideranças do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba, o Pró-Metrópole, se reuniram nesta quinta-feira (27/3) na Smart City Expo Curitiba, na Ligga Arena.
Os destaques do evento foram o lançamento de um grupo de trabalho para desenvolvimento econômico e inovação e a assinatura do protocolo de intenções entre Curitiba e região metropolitana, através do programa Curitiba Mais Integrada, apresentado na terça-feira (25/3), que une os 29 municípios da RMC em ações conjuntas, como o compartilhamento de serviços e experiências. O programa visa impulsionar áreas como o turismo e a cultura das cidades, promovendo o crescimento econômico e sustentável.
O GT Desenvolvimento Econômico e Inovação foi criado com a intenção de colocar a Grande Curitiba como um polo referência de inovação nacionalmente, a partir do estímulo à competitividade econômica, ao empreendedorismo e a pesquisa, com parcerias entre empresas e universidades e eventos que fomentem a troca de conhecimento, criando ambientes favoráveis para startups.
“Somos uma cidade metropolitana em um estado muito fortes. Curitiba utilizará seu papel de capital e polo entre as cidades para o desenvolvimento permanente da região, impulsionando a integração do transporte coletivo, da saúde, da educação, do mercado comum e do turismo”, reforçou o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.
O Pró-Metrópole é composto por representantes das prefeituras da RMC, entidades empresariais e universidades. O prefeito de Piraquara e presidente do Pró-Metrópole, Marcus Tesserolli, destacou o papel da organização no desenvolvimento econômico dos municípios. “Temos o objetivo de cuidar dos problemas em comum entre as cidades, os prefeitos e a indústria e o comércio, construindo soluções inteligentes e tendo Curitiba como agregadora”, comentou.
- Smart City Expo Curitiba: veja as principais notícias da feira direto da Ligga Arena
- Curitiba é a primeira cidade do Sul a instalar Estações Disseminadoras de Larvicida contra mosquito da dengue
- Vale-creche para crianças de 0 a 3 anos será lançado oficialmente pelo prefeito em 2 abril
Presenças
Também estiveram no evento o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Camargo; os prefeitos de Almirante Tamandaré, Daniel Lovato; Campo Largo, Maurício Roberto Rivabem; Campo Magro, Rilton Boza; Contenda, Antonio Adamir Digner (Mostarda); Lapa, Diego Timbirussu Ribas; Pinhais, Rosa Maria de Jesus Colombo; Rio Branco Do Sul, Karime Fayad e de São José Dos Pinhais, Margarida Maria Singer.
Florencio Martins Pogogelski; Araucária a vice Tatiane Assuiti; Colombo, o vice Paulo Coradin; Mandirituba a primeira-dama, Amanda Wendrechovski, Piên, o vice Pedrinho da Farmácia e Tijucas Do Sul, o vice Claudemir Pereira.
Também compareceram o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; o presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Tico Kuzma (PSD), Beto Marcelino, diretor de Relações Governamentais da iCities e gerente do Smart City Expo Curitiba; Secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Thiago Bonagura; Diretor Executivo Da Assomec, Neco Prado e o secretário executivo de Relações Institucionais do Pró-Metropole, Felipe Thiago De Jesus
Smart City
O Smart City Expo Curitiba 2025, organizado pelo iCities, hub de inovação com sede na capital, conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Paraná e a chancela da Fira Barcelona, um dos mais renomados organizadores de eventos do mundo.