Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Com parceria firmada pelo Vale do Pinhão com a Atech, empresa do Grupo Embraer, Curitiba mostra mais uma vez sua vocação inovadora: a cidade foi escolhida para, em 2025, receber os testes práticos, em espaço urbano, do serviço de delivery feito por drones.
Para firmar essa parceria, o prefeito Rafael Greca acompanha o pouso para a entrega de uma encomenda feita por drone no Parque Tanguá, na tarde desta quarta-feira (27/11), às 15h (conforme as condições climáticas), em um voo inaugural e simbólico. Também estarão no evento o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e secretário municipal extraordinário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Inteligência Artificial, Dario Paixão, e o CEO da Atech, Rodrigo Persico de Oliveira.
Cidade inteligente
A parceria foi possível pelo Sandbox Regulatório de Curitiba, criado por decreto municipal em 2021 e que autoriza, de forma experimental e temporária, testes de produtos e serviços inovadores na cidade, sem a necessidade da totalidade de licenças e alvarás normalmente exigidos.
A criação do Sandbox é uma das ações da Prefeitura que colocou Curitiba no caminho das ações de cidade inteligente e que promove o uso das tecnologias para facilitar a vida das pessoas e incentiva as empresas a desenvolverem produtos e serviços inovadores.
A parceria autoriza a empresa a realizar testes no espaço aéreo de Curitiba com drones de rota BVLOS (sigla para Beyond Visual Line of Sight, para voos além do alcance visual do piloto ou de um observador).
O acordo, válido por um ano, permite o desenvolvimento dos sistemas necessários para assegurar o serviço de forma segura e efetiva, para que seja regulamentado e possa ser viabilizado comercialmente.
Voo inaugural da parceria do Vale do Pinhão e Atech para testes de delivery por drones
Data e hora: 27/11/2024 (quarta-feira), às 15h
Local: Parque Tanguá (Rua Oswaldo Maciel, 97, Taboão, Curitiba)
Ponto de chegada do voo: Praça Poty Lazarroto
Atenção: Em atendimento às regulamentações da ANAC aplicáveis às operações de drones e para efeitos do ” Princípio do Anuente”, todos os participantes do evento consentem tácita e automaticamente a realização do voo.