Protocolos de segurança em caso de incêndio e de invasor dentro da escola. Esses dois treinamentos foram realizados na Escola Municipal Julia Amaral di Lenna (Barreirinha), nesta quinta-feira (3/4), pelas equipes da Defesa Civil de Curitiba e da Secretaria Municipal da Educação, como parte do programa Conhecer Para Prevenir (CPP).
O prefeito Eduardo Pimentel participou das simulações e acompanhou todo o trabalho realizado dentro da unidade.
- Prefeito anuncia Sacolão da Família, projeto habitacional e mais benefícios para as famílias da Vila Torres
- Reforma da estação-tubo Vila São Pedro é entregue antes do prazo
- Por aqui, participe do Fala Curitiba
“Vocês estão de parabéns, fizeram tudo direitinho sob a orientação das nossas equipes. Tenho três filhos pequenos e percebo que saber agir em caso de emergências é fundamental. Agradeço a todos que fazem este programa importantíssimo acontecer”, disse o prefeito, que recebeu os alunos na quadra esportiva após o protocolo de abandono das salas em caso de incêndio.
Criado em 2005, o CPP orienta e prepara a comunidade escolar para enfrentar situações de risco e emergências, como incêndios, alagamentos, ataques de abelhas ou animais e vazamentos de gás ou entrada de invasores, por exemplo.
Enquanto professores e estudantes se mantêm em segurança, o botão de emergência é acionado e o socorro necessário é chamado, seja a Guarda Municipal ou Bombeiros. As atividades envolvem capacitação de professores, funcionários e estudantes nas áreas de prevenção, combate a incêndios e primeiros socorros.
Realizado em parceria pelas secretarias municipais da Educação e de Defesa Social e Trânsito desde 2005, os protocolos do CPP são periodicamente revisados e atualizados.
“Cuidados como o local onde ficam guardadas as chaves das portas e como usar os extintores são fundamentais para o sucesso dos protocolos”, pontuou o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro.
O secretário da Educação, Jean Pierre Neto, parabenizou a todos. “Graças ao comprometimento e dedicação das nossas equipes nas escolas é possível garantir a segurança dos alunos mesmo em casos emergenciais”, disse.
Para a estudante Sofia Sosa, 6º ano, participar dos treinamentos é um momento especial. “Além de ser muito legal, é bem importante, porque nunca sabemos quando uma emergência vai acontecer. Assim aprendemos o que fazer e a ficar calmos”, contou Sofia.
Expansão
O CPP beneficia todas as unidades da rede municipal de ensino e até oferta treinamentos para a rede privada. Maria Cristina Brandalize, responsável pela Logística da Educação, explica que os resultados do CPP são tão positivos que as instituições de ensino da rede particular procuram a Prefeitura para ministrar as formações. “O CPP já está perfeitamente assimilado dentro da rede municipal e nossa experiência também está sendo repassada”, explicou Brandalize.
Presenças
Acompanharam as ações o comandante da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; o administrador regional do Boa Vista, Reinaldo Boaron, o Bracatinga; a chefe do Núcleo Regional da Educação, Michele Prado; o vereador Leônidas Dias; a diretora Rejane Gbur dos Santos e a vice Julianna Cruz.