O prefeito Eduardo Pimentel acompanha de perto os preparativos da rede municipal de ensino para a volta às aulas, em 12 de fevereiro, e as ações para ampliação da oferta de vagas na Educação Infantil. Nesta quinta-feira (9/1), ele vistoriou as obras do novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) CIC II, na Cidade Industrial, e a ampliação da Escola Municipal Integral Zélia Pavão, no Seminário, inaugurada em maio do ano passado e que vai ganhar sete novas salas de aula e espaços “mãos na massa” (ateliês de costura e de culinária). Pimentel também esteve no CMEI Liete Blume, que fica ao lado da escola.

“Educação é prioridade. Vamos fazer mais 36 CMEIs na cidade para que as famílias tenham a tranquilidade de deixar os filhos bem-cuidados e com alimentação de qualidade”, disse Eduardo Pimentel.

O investimento da Prefeitura no CMEI CIC II é de R$ 3,6 milhões. Ele será o 47º CMEI da Regional CIC e abrirá 116 vagas.

Os trabalhos são coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e devem ser concluídos em meados deste ano, conforme explicou o secretário Luiz Fernando Jamur. “Temos 40% das obras executadas.”

A moradora do bairro Simone Rebelo, avó da Laura, de 2 anos, está feliz com a obra do CMEI. “Moramos tão pertinho, será ótimo ganhar uma creche nova”, comemorou Simone.

A professora Victória Vieira tem a filha Cecília, de 3 anos, atendida em um CMEI próximo, e quer transferi-la para o novo, quando ficar pronto.

“Eu me mudei para um apartamento aqui perto do novo CMEI, que vai facilitar muito a minha vida, porque o tempo para levar minha filha será muito menor”, relatou Victória.

Mais vagas

O prefeito também vistoriou a ampliação da Escola Municipal Zélia Milléo Pavão, no bairro Seminário. Inaugurada em maio de 2024, a unidade – que é integral – vai ganhar novas salas de aula para aumentar a capacidade de atendimento dos 210 estudantes para 500 na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

O secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto, destacou que os preparativos para o retorno do ano letivo estão em andamento nas dez regionais.

“Estamos direcionando os esforços no pedagógico, na infraestrutura e nos recursos humanos para que nossos estudantes possam desfrutar de uma educação de qualidade desde o primeiro dia letivo”, destacou Jean Pierre.

Ryan Araújo de Oliveira Isquerdo, 5 anos, é estudante da escola Zélia Milléo Pavão e vai para o nível pré II em fevereiro. Acompanhado da mãe, Vanessa Araújo, o menino mostrou toda a escola para o prefeito. “Eu gosto muito de estudar aqui, é bem grande”, contou.

Ao lado da escola, no mesmo terreno, Pimentel também conferiu os últimos retoques no CMEI Liete Blume, inaugurado em dezembro passado e que passará a atender 106 crianças a partir deste ano.

“Nosso compromisso é oferecer o melhor atendimento à população e avançar com mais vagas em creches”, frisou Pimentel.

Presenças

Acompanharam o prefeito nas vistorias o secretário municipal da Comunicação Social, Marc Sousa; o administrador da Regional Portão, Rodrigo Reis; o administrador da CIC, Rudimar Fedrigo; as chefes dos núcleos regionais da Educação da CIC, Ângela Piotto, e do Portão, Suzana Galeazzi; a diretora da Escola Zélia Pavão, Vânia Carla Guimarães de Liz; representantes da empresa Ponto BR (obra do CMEI CIC II) e equipes técnicas da Secretaria da Educação.