Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...

Estima-se que até 2050, a população idosa do Brasil aumente de 31 milhões de pessoas para 60 milhões

A forte onda de calor prevista para esta semana no Brasil faz com que estejam previstas temperaturas que podem atingir os 45ºC em alguns estados. Pensando nisso, a população deve ter cuidado redobrado com os idosos, o grupo etário mais vulnerável nessas condições climáticas. Com o envelhecimento, o sistema de regulação da temperatura corporal tende a enfraquecer, se tornando mais sensível às variações do clima.

Os idosos têm mais dificuldade em perceber quando estão expostos a temperaturas elevadas e, muitas vezes, não reconhecem os sinais de superaquecimento ou desidratação. Essas questões levar a problemas de saúde graves, como insolação, exaustão por calor e até mesmo acidentes vasculares cerebrais, especialmente em dias escaldantes.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2023, o Brasil tem 15,1% de sua população com idade igual ou superior a 60 anos. As regiões Sudeste e Sul concentram a maior parcela da população idosa brasileira. Estima-se que até 2050, a população idosa do Brasil aumente de 31 milhões de pessoas para 60 milhões.

A geriatra e professora do curso de Medicina da Universidade Positivo (UP) Uiara Ribeiro explica que a manutenção da temperatura corporal – seja para mais, seja para menos – fica afetada. Outra condição que muda com o envelhecimento também é o aviso da sede.

“No jovem, quando o corpo está com pouco líquido, os chamados barorreceptores avisam o cérebro de que é preciso tomar água porque há pouco líquido dentro do vaso sanguíneo. No idoso, esse aviso ocorre com menos frequência ou com menor intensidade. Ou seja, esses indivíduos sentem menos sede, mas ainda necessitam de líquidos”

Pensando nisso, um dos grandes problemas do envelhecimento está no fato de um indivíduo ingerir poucos líquidos devido à diminuição da sensação de sede. “Embora ela continue precisando de hidratação, isso dá início ao processo de desidratação”, conclui.