Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, ingressou no grupo de personalidades condecoradas com a comenda da Ordem Municipal da Luz dos Pinhais. Na tarde desta terça-feira (10/12), ele foi condecorado com uma das mais altas honrarias concedidas pela Prefeitura de Curitiba desde 2018. Em uma cerimônia realizada no Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, Ratinho Júnior recebeu o diploma e a medalha das mãos do prefeito Rafael Greca, em reconhecimento às contribuições para o desenvolvimento da capital e do estado.

Prefeito Rafael Greca entregou em setembro Medalha da Ordem da Luz dos Pinhais a 19 personalidades em cerimônia no Memorial de Curitiba

A Comenda da Ordem da Luz dos Pinhais é uma honraria instituída por Greca para reconhecer e celebrar a trajetória e a contribuição significativa de cidadãos e empresas para o desenvolvimento da cidade. Em seu segundo mandato como governador, Carlos Massa Ratinho Júnior é uma referência de boa gestão na defesa do povo do Paraná.

“O governador é merecedor dessa medalha que mede o homem pela altura das araucárias e, nós paranaenses todos, estamos sonhando que um dia ele meça a sua biografia e a sua história pela altura dos seus braços abraçando o Brasil”, afirmou Rafael Greca.

O evento, que contou com as participações do vice-governador, Darci Piana, e do vice-prefeito, Eduardo Pimentel, foi a segunda cerimônia para entrega da honraria neste ano. Em 19 de setembro, outras 19 personalidades foram laureadas pelo prefeito Rafael Greca na Capela dos Fundadores do Memorial e diante dos altares da primeira Igreja Matriz de Curitiba.

O prefeito destacou a trajetória política do governador e a parceria com a cidade e ressaltou que a entrega da Medalha da Luz dos Pinhais simboliza o pleito de gratidão ao governador por tudo que de bom que ele fez a Curitiba em clima de paz política.

“Juntos nós enfrentamos a pandemia, refizemos a integração do transporte coletivo, melhoramos a infraestrutura de Curitiba a ponto de dar 100% de água tratada para a capital do Paraná e estamos a caminho de 100% de esgoto tratado, nenhum esgoto a céu aberto”, disse Greca.

A homenagem, completou Rafael Greca, se deve ainda ao fato de o governador ter fomentado a indústria, o comércio, a geração de empregos na cidade e no estado. “Nos deu o Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica mais alto do país, fomentou a cultura quando nos deu de presente o grande acervo do João Turin, que estava para ser exposto no Museu Oscar Niemeyer, e que nos possibilitou criar o parque mais lindo de Curitiba, que é o Parque Memorial Paranista junto ao Bosque e ao Lago São Lourenço, na cabeceira do Rio Belém, entre outros grandes feitos”.

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior destacou sua gratidão à cidade de Curitiba e a parceria com o município na condução de projetos.

“Cumprir com meu dever é mais que uma obrigação, é uma satisfação, especialmente ao ver Curitiba prosperar. Quando a capital vai bem, todo o Paraná avança junto. Tenho um imenso orgulho da nossa capital, que é admirada em todo o Brasil e até no exterior, seja em eventos nacionais ou internacionais. Curitiba é referência pela sua qualidade de vida, riqueza cultural e pelo talento de sua população. Para nós, paranaenses, é motivo de grande orgulho ter uma capital que inspira e representa tão bem o estado”, disse o governador.

Ratinho Júnior também elogiou o legado do prefeito Rafael Greca, exaltando sua visão como urbanista e sua dedicação à cidade. “Muito obrigado Rafael, parabéns por tudo que você fez, pelo legado que você deixa como homem de visão, um grande urbanista e um apaixonado por Curitiba”, completou Carlos Massa Ratinho Júnior. 

Luz dos Pinhais

Banhadas a ouro, as medalhas da Ordem Municipal são inspiradas na obra “Homem à Altura dos Pinheiros”, de João Turin, um dos mais importantes artistas da história do Paraná, com o desenho de um homem de braços abertos em um cenário de pinheirais. A imagem remete ao Homem Vitruviano, símbolo do Renascimento, de Leonardo Da Vinci.

A medalha é sustentada por uma fita nas cores da bandeira de Curitiba – verde bandeira com filete central vermelho ladeado por dois filetes brancos e dois dourados. Instituída pelo Decreto Municipal 915, de 31 de agosto de 2018, a homenagem é constituída da medalha, de um diploma e da inscrição do nome dos homenageados em um livro de registros.

A homenagem já foi entregue a 153 personalidades e instituições de 2018 a 2023 (menos em 2020, quando não houve a entrega em função da pandemia da covid-19). Somadas às homenagens deste ano, são 173 comendas entregues.

Atuação no Paraná

Carlos Massa Ratinho Junior nasceu em Jandaia do Sul em 19 de abril de 1981. É governador do Paraná, empresário, administrador de empresas e comunicador. É filho de Solange Martinez Massa e Carlos Massa, o Ratinho, empresário e apresentador, casado com Luciana Saito Massa e pai de três filhos: Alana, Yasmin e Carlos Roberto Massa Neto.

Iniciou a trajetória política aos 21 anos como deputado estadual. Depois foi eleito deputado federal para dois mandados consecutivos. Foi autor de muitos projetos de lei, propostas e sugestões para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e do País. Em 2014 foi eleito deputado estadual pela segunda vez e virou secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano do Paraná.

Em 2018 se elegeu governador no 1º turno e em 2022 foi reeleito também em turno único. Tem uma gestão marcada por recordes na geração de empregos, prêmios de sustentabilidade e a melhor educação do Brasil.

Presenças

Também participaram da entrega da medalha o deputado estadual Alexandre Curi, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Cristina Castro, e a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi.