Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, inauguraram nesta quinta-feira (8/2), no Pinheirinho, o Bosque de Conservação da Biodiversidade Urbana (BCBU) Monte Sião e uma grande área de lazer no entorno, aberta à população.
Criado para funcionar como um santuário onde se preservam exemplares da mata nativa e animais silvestres, o espaço verde de 8,6 mil metros quadrados ocupa uma área pertencente à administração municipal.
“É um presente para os moradores do Jardim Natal e até para os curitibinhas que vão nascer. Eles precisam ter assegurado o direito de conhecer e conviver com a biodiversidade de espécies de plantas e bichinhos que moram perto de onde estamos, ali dentro do bosque, protegidos por essa cerca. Ninguém vai mexer com eles”, disse o prefeito, dirigindo-se às crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Cantinho da Criança, conveniado à Prefeitura, e pequenos moradores do local.
Dentro do bosque – que permanecerá fechado à visitação pública como os demais BCBU – encontram-se animais de pequeno porte como pássaros, borboletas e preás. Araucárias, pitangueiras, cerejeiras-pretas e cambuís estão entre as árvores existentes no local. O local tem cerca de 300 metros de frente e se estende até a margem do Arroio Pinheirinho, na Rua Guarda-marinha Greenhalgn, um dos afluentes do Ribeirão dos Padilhas.
Mais benfeitorias
Como obras complementares, a Prefeitura construiu uma área de convivência com playground em frente ao bosque – na Rua Monte Sião, que funcionava como local de descarte irregular de lixo e degradava a área do novo bosque.
Do outro lado da rua, foi edificada uma praça com equipamentos de esporte e lazer. Cancha de futebol de areia, um parquinho para a Primeira Infância, pista de caminhada, minipista para bicicleta e equipamentos esportivos reformados estão entre os atrativos. “É muita opção de lazer saudável para todas as idades, para as famílias”, observou o vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel. No início do ano, ele vistoriou as obras no local e jogou futebol com as crianças.
Assim como o bosque, essas benfeitorias arrancaram elogios da comunidade para a Prefeitura. “Caminho por aqui perto do bosque, faço ginástica. Ficou nota 10”, avalia a costureira Cleonice Alves de Oliveira, que mora no local há 31 anos. Também presente à solenidade de inauguração, Lívia Eduarda de Sousa Bezerra, de 8 anos, contou que gosta muito do local e o motivo: “É o meu lugar preferido de brincar. Venho todo dia com a minha mãe”, contou.
Outras unidades
O BCBU Monte Sião é a 11ª unidade de conservação da cidade e resulta de pedidos feitos pelos moradores na consulta pública anual Fala Curitiba de 2022, coordenada pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). É também o segundo entregue por Greca depois do BCBU Dona Lourdes, no bairro Santa Quitéria.
Os demais BCBU são os bosques Santa Paula e da Mina, no bairro Santo Inácio; Mercúrio, no Cajuru; Engenheiro Renato Ribeiro Cardoso, no Uberaba; Vitória Régia, Ilha Bela e um terceiro sem denominação, todos na CIC; e os bosques da Ordem e Tatuquara, ambos no Tatuquara.
A cidade também conta com 48 parques e outros bosques, 60 Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM) e 1.072 praças, eixos de animação, jardins ambientais e jardinetes.
Presenças
Também participaram do evento a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, e sua equipe técnica; a religiosa da Congregação do Sagrado Coração do Verbo Encarnado Eliane Nunes da Rosa; os vereadores Tico Kuzma, Beto Moraes, Tito Zeglin, Píer Petruziello, Toninho da Farmácia e Herivelto Oliveira; o assessor de Articulação Política do Gabinete do Prefeito, Lucas Navarro; e o administrador regional do Pinheirinho, Reinaldo Boaron.