O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, acompanharam nesta terça-feira (30/1) o início das novas obras do Ligeirão Leste-Oeste. Nesta fase, os lotes 4.1 e 4.2 do programa financiado pelo New Development Bank (NDB) somam 5.400 metros entre a Av. Maurício Freut e o Terminal Centenário.
“Aqui começa hoje a reinvenção do BRT que Curitiba está promovendo, rumo à eletromobilidade, no eixo Leste-Oeste. É ação de agora que nos levará a um futuro sustentável. É um legado de sustentabilidade desta gestão”, disse Greca, em referência ao sistema BRT (Bus Rapid Transit), modelo de canaletas exclusivas de ônibus exportado pela cidade para mais de 200 países.
A empresa O Betacem, vencedora da licitação, iniciou a frente de serviço pelo cruzamento da Av. Maurício Freut e rua Olga Balster, na mesma região em que já executa o binário Olga Balster/Nivaldo Braga, que também faz parte do conjunto de intervenções financiado pelo NDB.
A moradora Maria do Rosário de Oliveira Pinto, há 50 anos residente no Cajuru, comemora o conjunto de obras. “Estou com grande expectativa de melhoria para nosso dia a dia. Vai facilitar o uso do transporte coletivo”, disse.
Participaram da visita os administradores regionais Rafaela Lupion, da Matriz; Narciso Doro, do Cajuru; equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop); da Unidade Técnica Administrativa de Gerenciamento (Utag); da supervisora de obras e da empreiteira, além do deputado federal Pedro Lupion e dos vereadores Serginho do Posto, Mauro Bobato, Beto Morais e Bruno Pessuti.
As obras
As obras serão feitas na pista exclusiva de ônibus e no entorno das estações-tubo Antônio Meireles, Cajuru, Teófilo Otoni e Catulo da Paixão Cearense. Na última sexta-feira (26/1) foi desativada a estação-tubo Antônio Meireles. No trecho de obras, haverá desvio do transporte coletivo para a pista da via local, com a abertura das agulhas na rua Desembargador Mercer Júnior.
Em outro ponto, na rua Ceilão e Cap. Guilherme Bianchi, os serviços também começam nesta semana, com escavação para drenagem e pavimentação. As atividades são fiscalizadas pela Smop, com apoio da Utag, área que gerencia os contratos multilaterais do município.
Além da requalificação viária em 5.400 metros na Av. Maurício Freut, a partir da esquina com a Rua Olga Balster, seguindo pelas ruas Mercer Júnior, Eng. Costa Barros, Terminal Oficinas, Filipinas, Lourival Wendler, Ceilão, Nagib da Silva, Cap. Guilherme Bianco e Niterói (entre Ceilão e Costa Barros), também serão feitas reformas nos terminais Vila Oficinas e Centenário.
Nos terminais, estão previstas a troca dos pavimentos por concreto, correções geométricas em pistas e plataformas, substituições de coberturas, calçamento e paisagismo dos entornos. O terminal do Centenário vai receber ainda uma estação-tubo dupla no lugar da plataforma 1, para a operação simultânea de dois biarticulados. Com custo de R$ 64 milhões, as intervenções devem ser concluídas em 24 meses.
“Aqui faremos a mesma obra que foi feita no Ligeirão Norte Sul, com pontos de ultrapassagem nas estações para permitir a operação mais eficiente do Leste Oeste, reduzindo o tempo de percurso de ponta a ponta. Transporte mais eficiente pra nossa Curitiba”, explicou o vice Eduardo Pimentel.
Terminal CIC Norte
As obras dos lotes 4.1 e 4.2 fazem parte do Programa de Aumento da Capacidade e Velocidade do Ligeirão Leste-Oeste, financiado pelo NDB. No total, serão investidos U$ 75 milhões, além de contrapartidas do município para a readequação de 22,5 km de canaletas exclusivas para o transporte coletivo, entre Pinhais e o CIC Norte, em Curitiba. As intervenções incluem ainda cinco terminais, incluindo o novo equipamento do Capão da Imbuia, e a revitalização de 34 estações-tubo.
Pelo projeto, Curitiba ainda ganhará com o fim da obra um inédito terminal, o CIC Norte, que será construído no local onde está hoje a estação-tubo CIC Norte.