Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...

Os curitibanos terão na próxima semana uma grande oportunidade de conquistar uma vaga de emprego ou uma recolocação no mercado de trabalho. Na terça (26/9) e na quarta (27/9) será realizado o Emprega Senai da Construção, que vai ofertar 1.000 vagas de emprego na área da construção com salários que podem chegar a R$ 9 mil.

Além da geração de emprego, o mutirão, que vai acontecer ao lado do Terminal da CIC, das 9h às 16h, terá também como foco a qualificação profissional, com a divulgação e oferta de cursos gratuitos do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial.

A ação será promovida pelo Sindicato da Indústria da Construção no Estado do Paraná (Sinduscon-PR) e pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep-PR), com o apoio da Prefeitura de Curitiba, da Fundação de Ação Social (FAS), da Urbanização de Curitiba (Urbs) e da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep).

Na comunidade

Assim como a CIC, as regionais Boqueirão Boa Vista também receberão o Emprega Senai da Construção, em outubro e novembro. Com isso, os organizadores irão até a comunidade, diferente da edição promovida em 2022, quando a feira de emprego foi realizada no Sistema Fiep – Campus da Indústria.

Durante a ação na CIC, a van Emprega Senai estará no local com equipes do Sistema Fiep para prestar orientações sobre como efetuar o cadastro na plataforma Emprega Senai, que conecta os interessados às vagas disponíveis na indústria, apresentar os cursos técnicos gratuitos para homens e mulheres, e fazer as inscrições dos interessados em se qualificar para conquistar as melhores vagas.

A FAS estará lá para divulgar os programas e serviços que desenvolve para a população na área do trabalho. Em seu micro-ônibus adaptado, a Urbs prestará orientações sobre serviços relacionados ao transporte coletivo, como o cartão-transporte.

Parceiro da ação, o Serviço Social do Sinduscon-PR (Seconci-PR) irá realizar testes rápidos na área da saúde e apresentar ao público os serviços prestados nas áreas médica e odontológica sem custo para trabalhadores de construtoras associadas.

Geração de emprego

O presidente do Sinduscon-PR, Carlos Cade, destaca que o Paraná foi o estado que mais gerou novos empregos na região Sul, de janeiro a julho deste ano, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no dia 30 de agosto.

“É um número positivo, ao qual a indústria da construção contribui consideravelmente. Nosso setor, seja de obras públicas ou privadas, está contratando e busca mão de obra qualificada, por isso é tão importante esta parceria com a Fiep”, diz.

A coordenadora de Educação e Negócio no Sistema Fiep, Juliana Maia, ressalta que o Senai possui um compromisso com a empregabilidade na indústria do Paraná, visando tanto à mudança de vida dos alunos como também à melhoria do resultado das indústrias paranaenses, que necessitam constantemente de mão de obra qualificada e atualizada.

“O Emprega Senai da Construção surgiu com o propósito de ampliar o conhecimento do setor da construção civil na comunidade, incentivar a capacitação profissional de modo geral, mas principalmente de promover o encontro de profissionais qualificados com ofertas de empregos reais no setor da construção civil”, explica a coordenadora.