Mais de 600 obras realizadas pela Prefeitura, ou que estão em execução por toda a cidade, são resultado do esforço dos moradores organizados em comunidades de bairros. Elas começaram a sair do papel em 2017, com a primeira edição do Fala Curitiba – a consulta pública anual em que a população sugere benfeitorias de interesse coletivo e, no final, vota nas que julgar prioritárias. As mais votadas passam a integrar a Lei Orgânica Anual (LOA), o que significa garantia de execução. Algumas podem ser vistas na Regional Cajuru.
Foi participando do Fala Curitiba – que está para encerrar a primeira etapa de 2025 – que os professores aposentados Célia e Hugo Daubermann contribuíram para a revitalização do entorno dos colégios estaduais Professora Maria Aguiar Teixeira e República Oriental do Uruguai e do Centro de Artes Guido Viaro. Esses estabelecimentos ficam entre as ruas Francisco Mota Machado e Presidente Affonso Camargo, no Capão da Imbuia.
Célia Daubermann, professora aposentada.
Segundo a educadora, que participa da consulta pública desde a primeira edição, valeu o esforço. “Melhorou a circulação e a segurança de pedestres e veículos e o lugar ficou mais bonito. Participar faz a diferença porque a Prefeitura fica sabendo o que, na nossa opinião, é preciso fazer, vem e faz”, diz. Além de asfalto, a região ganhou calçadas em paver e paisagismo.
Fala Cajuru
No bairro Cajuru, o comerciante João Lima passou por experiência semelhante ao conseguir, com vizinhos, a aprovação da revitalização do córrego que passa pela Rua Doutor Estevam Ribeiro de Souza Netto. Com isso, resolveu o antigo problema de alagamento das casas situadas ao longo da via.
- Prefeito anuncia Sacolão da Família, projeto habitacional e mais benefícios para as famílias da Vila Torres
- Reforma da estação-tubo Vila São Pedro é entregue antes do prazo
- Por aqui, participe do Fala Curitiba
João Lima, comerciante.
“Os técnicos da Prefeitura nos ajudaram a colocar o pedido no papel, a traduzir o nosso desejo. Além da canalização e limpeza, ganhamos asfalto, calçadas ao longo do córrego e mureta de proteção. Foi um ganho fenomenal”, diz Lima sobre a obra, que já foi aprovada no primeiro teste. “No começo do ano, choveu demais em um dia. O nível da água subiu e escoou rapidinho. Nem se compara com a dor de cabeça que era antes”, argumenta.
Fala Curitiba pela cidade toda
Para conhecer o que a Prefeitura já fez e está fazendo em cumprimento das prioridades eleitas na consulta pública anual e acompanhar a implantação de cada uma, basta entrar no site do Fala Curitiba e clicar na área Prioridades, Andamento e Informações. Lá estão as demandas organizadas por ano e, dentro de cada ano, os pedidos dirigidos às dez regionais administrativas em que a cidade se divide.
Veja, abaixo, alguns exemplos.
Fala Boa Vista
Para atender ao pedido dos moradores do Bairro Alto, na Regional Boa Vista, a Prefeitura de Curitiba implantou uma rede de galerias de águas pluviais na Rua Jornalista Alceu Chichorro. O objetivo foi ampliar o sistema de drenagem do local e evitar os alagamentos recorrentes. A obra também foi uma das cem prioridades eleitas no Fala Curitiba.
A aposentada Sueli Cortiano conta que nem dormia quando chovia forte, com medo de que a casa fosse inundada. “Nós participamos em 2023. Nos reunimos e a sugestão foi aprovada. Em 2024, a Prefeitura já fez a obra. Ficou muito bom, eu sou muito grata”, conta.
Fala Bairro Novo
A síndica Zurene Pacheco, que mora no condomínio residencial Parque Iguaçu II, no Ganchinho, avalia que obras importantes para a comunidade foram aprovadas com a participação na consulta pública.
“É uma ferramenta de cidadania que temos à disposição”, define, ao se referir a diversas conquistas. Entre elas estão a futura unidade de saúde que entrou na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para este ano, o Parque Linear e uma nova creche, entre outras benfeitorias garantidas. “São grandes conquistas da nossa comunidade que mostram a força do diálogo e da participação”, frisa.
Fala Tatuquara
Para o Tatuquara, o Fala Curitiba garantiu conquistas como a linha de ônibus 707-Tatuquara/Centro. É uma ligação direta entre o Terminal Tatuquara e a Praça Rui Barbosa, com integração na estação-tubo Linha Verde. Com trajeto de quase 47 quilômetros, a linha transporta mais de 14 mil pessoas por dia.
Na área da Educação, os moradores do Tatuquara também têm muito a comemorar. Isso porque a participação na consulta pública resultou na construção da Unidade de Educação Integral (UEI) do bairro de mesmo nome, na Rua Delegado Bruno de Almeida, e a revitalização Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vó Anna, na Rua Ernesto Germano Francisco Hannemann.