Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...

Mais de 3.200 curitibanos já participaram da primeira das três etapas do Fala Curitiba 2024, aberta no dia 1º de março, e sugeriram à Prefeitura obras e serviços que julgam importantes para melhorar os bairros e a cidade. Para fazer o mesmo, basta preencher o formulário disponível na internet ou ir até uma das quatro unidades móveis da consulta pública que estão circulando nos bairros (Fala Móvel).

Por trás dessa participação, que é aberta aos cidadãos a partir de 15 anos, está o desejo de repetir o êxito de pessoas como a costureira Paulina Hilebrant e o instrutor de karatê Édson Carlos de Oliveira, da Regional Boqueirão. Eles marcaram presença em todas as fases da consulta e ajudaram a Prefeitura a melhorar o tráfego na Vila Hauer por meio de dois binários.

Moradora do bairro desde os 8 anos, Paulina sugeriu e, na reunião final do Fala Curitiba 2021, votou pela implantação do binário formado pelas ruas João Soares Barcelos e Oliveira Viana. Já Mestre Édson, como é mais conhecido no bairro onde nasceu e vive há 56 anos, no mesmo ano se empenhou pela criação do binário entre as ruas Coronel Luiz José dos Santos e Salvador de Ferrante. As duas intervenções urbanas completam um ano no fim deste mês.

Conquistas do Fala Curitiba

“Nem queira saber o que era isso aqui do Canal Belém até a (igreja) Nossa Senhora das Vitórias! A partir das 17h30, era um embaraço só”, recorda Mestre Édson. A solução, conta, foi sensibilizar vizinhos e alunos da sua academia – que existe há 43 anos e é a mais antiga do bairro. “Fomos à votação final e o nosso pedido foi o terceiro mais votado”, resume.

Os resultados observados pelo esportista são semelhantes aos relatados por Paulina. “Antes, era muito engarrafamento da Linha Verde ao Quartel do Boqueirão e acidentes na João Soares Barcelos. A rua virou mão única, com sinaleiros para facilitar a vida dos pedestres também na Oliveira Viana. Essa rua ficou mais movimentada, mas faz parte do desenvolvimento da região, que está crescendo muito”, pondera.

A vantagem da solução pedida pelos moradores e atendida pela Prefeitura é explicada pelo diretor do Departamento de Planejamento e Operação da Superintendência de Trânsito (Setran) da Prefeitura, Pedro Darci da Silva Júnior. “Além de asfalto novo, as vias ganharam mais pistas em cada sentido, diluindo o volume de tráfego e diminuindo a retenção de veículos. Antes isso era ocasionado pelas conversões à esquerda, que acabaram”, explica.

Consulta em etapas

As sugestões dadas pela população nessa fase servirão para orientar a Prefeitura na elaboração da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária). Na prática, a partir dessas informações, técnicos do órgão montarão um plano para distribuir os recursos entre as diferentes áreas administrativas. “Tudo isso levando em conta as dicas que as pessoas que amam a cidade registram nos formulários virtuais e impressos do Fala Curitiba e, nas etapas seguintes, vão apresentar nas reuniões de bairros e regionais”, diz o vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel.

O Fala Curitiba terá mais duas etapas – uma para sugerir obras e serviços para a LOA (Lei Orçamentária Anual), em que a Prefeitura recolhe sugestões para detalhar o que fazer com o dinheiro disponível do orçamento municipal em cada área temática). Na última, serão votadas as sugestões mais pedidas pelo público.

Serviço: Calendário do Fala Curitiba 2024

Primeira fase (LDO)
Até 27/3 no Fala Móvel e 31/3 na internet

Segunda fase (Credenciamento de sugestões LOA)
Início – 1º de abril
Encerramento – 08 de maio, com reuniões de bairros
De 22/4 a 08/5

Terceira fase (Votação LOA)
Início – 11 de junho
Encerramento – 28 de junho, com reuniões regionais
De 24/6 a 28/6