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Estudantes e professores da rede municipal de ensino de Curitiba contam agora com o Referencial de Alfabetização e novos cadernos pedagógicos. Os materiais foram apresentados nesta segunda-feira (16/10) pelo prefeito Rafael Greca e equipes da Educação, no Palácio Solar 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba.
Se a palavra é luz, alfabetizar é essencialmente trabalhar para transformar as crianças em filhos da luz”, disse o prefeito. “Este material representa o direito de ir além, de ter cidadania e dominar um código escrito.”
Foram lançados o Referencial de Alfabetização da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e as coleções Cadernos de Alfabetização e Letramento e Cadernos Aprender Brincando.
As novas produções têm como objetivo promover estudos que embasem teoricamente as práticas educativas, aprofundar o trabalho com a alfabetização, orientar práticas escolares, ofertar materiais e propostas lúdicas para professores e estudantes, auxiliar nas práticas pedagógicas para que a alfabetização seja consolidada até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou todo o trabalho da rede municipal na recomposição das aprendizagens pós-pandemia da covid-19 e os esforços conjuntos na construção das novas publicações.
“Resgatamos conceitos de alfabetização, leitura, escrita. Foi um trabalho intenso e conjunto”, pontuou a secretária.
Presenças
Participaram as representantes do Ministério da Educação Pollyana Cardoso Neves Lopes e Edione Pires Cabral; o secretário adjunto da Educação de São Paulo, Bruno Lopes; a professora Cleusa Curcel, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná; e os vereadores Serginho do Posto, Rodrigo Reis e Mauro Bobato.
Da Secretaria Municipal da Educação participaram a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira, e o superintendente Executivo, Oséias Santos de Oliveira; as diretoras dos departamentos do Ensino Fundamental, Simone Zampier, de Educação Infantil, Kelen Patrícia Collarino, de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado, Gislaine Coimbra Budel, e de Desenvolvimento Profissional, Estela Endlich; os coordenadores de Equidade, Família e Rede de Proteção, Sandra Mara Piotto, do programa Linhas do Conhecimento, Gustavo Prestini, e do Núcleo de Gestão da Educação Ambiental, Marise Moura de Abreu; e os chefes dos Núcleos Regionais.
O que são os materiais
Cadernos de alfabetização e letramento
Contêm encaminhamentos didáticos prontos para serem trabalhados com os estudantes. Cada encaminhamento foi elaborado a partir dos conteúdos e critérios indicados no currículo.
Esses cadernos, organizados por volumes, têm como objetivo principal promover a alfabetização por meio de atividades de leitura, escrita, compreensão e interpretação de textos, além de permitir o contato com gêneros textuais recomendados para o respectivo ano escolar.
Cada conjunto é composto por um caderno do estudante e um guia de orientações para o professor, que detalha como as atividades podem ser implementadas em sala de aula, bem como oferece sugestões para ampliar e diversificar o uso desse material. Os cadernos estão disponíveis para as turmas de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental.
Cadernos Aprender Brincando
Elaborados com abordagens lúdicas destinadas ao uso com estudantes do Ensino Fundamental, apresentam propostas de desafios linguísticos e jogos. Há um caderno correspondente a cada ano escolar. Além disso, existe uma versão específica para a Educação Infantil, a qual oferece atividades lúdicas projetadas para serem desenvolvidas com as crianças. Essas atividades visam promover o letramento e incentivar a curiosidade pela língua escrita. O primeiro volume se concentra na reflexão sobre o nome próprio.
Álbum do Alfabeto
Trata-se de um álbum de figurinhas para sistematizar o conhecimento sobre as letras que formam o alfabeto da Língua Portuguesa.
Com propostas lúdicas de correspondência entre letras, palavras e imagens, visa a auxiliar o trabalho com a alfabetização, principalmente em sua fase inicial. É um material ao 1º ano do Ensino Fundamental. Composto por material para o estudante e material de orientações para o professor.