Para quem está em Curitiba, a Prefeitura tem uma ótima notícia para este início de ano. Os primeiros mutirões de castração gratuita já estão com os agendamentos abertos. As inscrições devem ser feitas pelo site da Rede de Proteção Animal de Curitiba, na área de eventos. Ao todo são 2.150 vagas e os três mutirões de castração serão feitos agora em janeiro.
Podem participar moradores dos bairros das regionais Fazendinha/Portão, Pinheirinho e Boa Vista cadastrados no site da Rede de Proteção Animal, protetores independentes com cadastro ativo e ONGs.
- “Serviços não podem parar nem por um minuto”, determina Pimentel em primeira reunião de secretariado
- Feirinha do Largo da Ordem se destaca em lista do Tripadvisor como uma das melhores do Brasil
- Saúde de Curitiba dá dicas para evitar a dengue no período de férias de verão
De acordo com o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo, o programa de castração pública da Prefeitura de Curitiba já promoveu mais de 155 mil castrações de cães e gatos desde 2017.
“A castração tem benefícios como a prevenção de doenças e tumores e ainda minimiza o abandono e a quantidade de animais nas ruas”, explica Evaristo.
Datas e locais
As primeiras cirurgias gratuitas de castração serão feitas na Rua da Cidadania Portão/Fazendinha, entre os dias 8 e 12 de janeiro. O endereço é Rua Carlos Klemtz, 1.700, Fazendinha. O atendimento ao público é das 8h às 16h. Para esse primeiro mutirão são 1.000 vagas disponíveis.
Entre os dias 14 e 17 de janeiro, a Rede de Proteção Animal vai promover o mutirão de castração no estacionamento da Igreja Alcance, na Avenida República Argentina, 4.934, no Novo Mundo, Regional Pinheirinho. Serão 800 vagas disponíveis.
O último mutirão de janeiro será entre os dias 18 e 20 de janeiro, no Parque Histórico da Vilinha. O endereço é Rua Marco Polo, 1.560, Bairro Alto. Para este mutirão serão 350 vagas.
Procuração eletrônica
Para atender à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o site da Rede de Proteção Animal permite indicar quem será o acompanhante do animal no dia da cirurgia, se o responsável não puder comparecer.
Além da legislação, todos os animais atendidos pelo programa recebem microchip eletrônico de identificação, com código exclusivo vinculado aos dados do cidadão responsável pelo animal.
Animais sob os cuidados de protetores ficam com seus dados vinculados aos que levam para castração, até que sejam devidamente transferidos ao novo responsável quando adotados.
Serviço
Mutirão de castração Regional Fazendinha/Portão
Local: Rua Carlos Klemtz, 1.700, Fazendinha
Data: 8 a 12 de janeiro
Mutirão de castração Regional Pinheirinho
Local: Estacionamento da Igreja Alcance, na Avenida República Argentina, 4.934, no Novo Mundo
Data: 14 a 17 de janeiro
Mutirão de castração Regional Boa Vista
Local: Parque Histórico da Vilinha, Rua Marco Polo, 1.560, Bairro Alto
Data: 18 a 20 de janeiro
Ficou bom essa programação