Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...

Escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs) recebem R$ 4,096 milhões esta semana

O valor se refere à quinta parcela do programa Fundo Rotativo depositado pela Prefeitura de Curitiba.

O fundo repassa diretamente à conta das unidades educacionais recursos para pagamento de serviços de manutenção, como troca de vidros, telhas ou desentupimentos, e compras de materiais para o dia a dia, como produtos de limpeza, materiais didáticos, esportivos e itens de escritório.

Os valores destinados a cada unidade dependem do tamanho e do número de estudantes matriculados. A descentralização dos recursos garante agilidade na administração, permitindo compras mais rápidas.

Extra

Este ano, a Prefeitura também depositou cota extra no valor fixo de R$ 2 mil por unidade educacional para compra ou manutenção de itens complementares de segurança, como interfones com câmeras (vídeo porteiro), sensores e fechaduras eletrônicas.

No ano passado, a Prefeitura aplicou reajuste de 10% nos repasses do fundo.

Transparência

A população pode acompanhar a utilização do dinheiro pela internet. “Os gestores das unidades administram os gastos e fazem a prestação de contas posteriormente, o que pode ser acompanhado pela população, via internet”, explica a secretária Maria Sílvia Bacila.

As informações estão no site da educação. A movimentação fica registrada no sistema Gestão de Recursos Financeiros, inclusive os dados dos anos anteriores. Em caso de dúvidas, os gestores podem consultar o manual. 

Acesse as dez perguntas sobre o Fundo