Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Na manhã deste sábado (3/2), o vice-prefeito de Curitiba e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, visitou o conjunto habitacional Moradias Profetas, no Umbará, onde moram 54 famílias reassentadas de locais de risco na Vila Parolin. Na ocasião, Pimentel anunciou aos moradores a regularização do empreendimento e a consequente titulação dos lotes.
“O primeiro passo para a dignidade de uma família é a casa própria. Essas famílias foram realocadas há alguns anos e hoje eu vim aqui entregar as notificações para que os moradores vão até a Cohab e obtenham os títulos de propriedade, o documento que garante a posse definitiva dos terrenos”, destacou Pimentel.
Composto por 54 sobrados de dois quartos, o Moradias Profetas faz parte do projeto de urbanização que a Prefeitura de Curitiba realiza na Vila Parolin. Os moradores foram transferidos de beira de rio para casas seguras e confortáveis e agora, após a titulação, podem ser considerados os proprietários oficiais de seus lotes.
A diarista Renata Célia, 40 anos, é uma das moradoras que está no local desde a inauguração do conjunto. Ela, que também faz pães e cuecas viradas para complementar a renda, recebeu a visita do vice-prefeito em seu sobrado.
“Mudar para cá foi uma revolução em nossas vidas, morar em um lugar assim melhora até a saúde da gente. Aqui temos tranquilidade em criar nossos filhos. E o documento de propriedade é a melhor coisa que poderia acontecer, estou muito feliz”, disse ela.
Área de lazer
Em um terreno em frente ao conjunto, a Prefeitura está implantando uma área de esporte e lazer para a comunidade, com cancha de areia, academia ao ar livre, plantio de árvores, bancos de madeira e uma grade para proteger a nascente do rio Ponta Grossa, que fica ao lado do novo espaço.
A implantação do jardinete atende uma demanda dos moradores solicitada nas audiências do Fala Curitiba, iniciativa da gestão do prefeito Rafael Greca, que consulta a população para saber quais obras e serviços são prioridades para cada bairro da cidade.
“Esta obra está acontecendo graças a vocês, que se mobilizaram e participaram da consulta pública. É assim que nossa gestão trabalha, ouvindo os anseios da população. Quando o poder público e comunidade trabalham juntos, os resultados são muito melhores”, ressaltou o vice-prefeito.
Presenças
Além de Pimentel, participaram da visita ao Moradias Profetas o administrador da Regional Bairro Novo, Fernando Werneck Bonfim; a diretora de Relações Comunitárias da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), Meiri Morezzi; e o líder comunitário Edson do Parolin.