Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, visitou na manhã desta quinta-feira (11/1) a comunidade Vila Betel, no Cajuru, de onde 24 famílias que vivem em situação precária serão transferidas para novas moradias do programa habitacional do município, em obras na CIC. Em seguida, vistoriou o andamento da construção do novo conjunto, o Moradias Parati
Surgida há mais de 50 anos, a Vila Betel tem parte de suas casas nas margens de um córrego da bacia do Rio Atuba. Pimentel esteve na moradia da dona de casa Ana Cláudia Pieri, 33 anos, que vive no local desde que nasceu.
“As casas são muito próximas ao rio, as famílias enfrentam vulnerabilidade por causa dos alagamentos. Nós vamos garantir melhores condições para esses moradores, com a transferência para casas novas em local seguro na CIC”, enfatizou Pimentel.
A mãe de Ana Cláudia, a auxiliar de limpeza Iris Terezinha, 54 anos, também teve a frágil casa de madeira visitada pelo vice-prefeito. “É muita dificuldade que enfrentamos vivendo aqui. Graças a Deus a prefeitura olhou por nós e logo estaremos em nossas casas novas”, disse ela.
Após tomar café com os moradores no Cajuru, Eduardo Pimentel seguiu para a CIC, onde vistoriou as obras das 24 casas do Moradias Parati. Participaram da vistoria o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), José Lupion Neto, os administradores regionais Narciso Doro Júnior, do Cajuru, e Raphael Keiji, da CIC, e a líder comunitária Alessandra de Arruda.
Vida Nova
Localizado na Rua Cidade de Caçador, esquina com a Rua Joaçaba, o Moradias Parati será composto por 24 casas térreas de dois quartos. A construção teve início em agosto de 2023 e a previsão é de que as primeiras unidades sejam entregues no primeiro semestre desse ano. As moradias estão com a execução das alvenarias bem avançadas, com algumas já sendo concluídas, possibilitando o início da execução das coberturas e revestimentos de chapisco e emboço.
Os recursos empregados para a construção do empreendimento são provenientes do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS), que nos últimos anos passou a ter um importante aumento em suas receitas, após a gestão do prefeito Rafael Greca alterar os critérios de outorga da venda de potencial construtivo.
“Sinto uma enorme satisfação em proporcionar uma moradia bem estruturada para transformar a realidade das pessoas. Obra com recursos municipais, do Fundo de Habitação de Interesse Social, do qual já fui presidente”, destacou Eduardo Pimentel.
As moradoras da Vila Betel, Ana Cláudia, Íris e a lider comunitária Alessandra conheceram as casas para onde serão transferidas nos próximos meses. Com lágrimas nos olhos, Alessandra agradeceu.
“Não estou nem acreditando, é muita emoção, um sonho de tantos anos. Poder ver essas famílias que tanto sofreram irem para uma casa nova, uma casa boa, que não alaga. O sentimento é principalmente de gratidão”, disse.
Cohab Solar
Todas as casas serão equipadas com painéis fotovoltaicos, que transformam radiação solar em energia elétrica, como parte do programa Cohab Solar.
“Curitiba é uma cidade inteligente, com projetos que beneficiam ao mesmo tempo as pessoas e o meio ambiente, como no caso das placas solares. Economia financeira para as famílias e sustentabilidade ao utilizar uma energia não poluente”, ressalta o presidente da Cohab, José Lupion Neto.
Em média, as famílias beneficiadas terão redução de 80% nas faturas de energia elétrica.