Auxiliar o trabalhador desempregado a ser contratado e contribuir com a oferta de mão de obra qualificada em Curitiba. Este é o eixo central do programa Vale-Qualificação, lançado na manhã desta quinta-feira (3/4) pelo prefeito Eduardo Pimentel e o vice-prefeito e secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, no Salão Nobre da Prefeitura.

Mutirão em Curitiba conecta 1,5 mil trabalhadores a 53 empresas com vagas a preencher
Sine Móvel vai atender no Santuário Guadalupe, nesta quinta, e em oito terminais nos próximos dias
Curitiba gerou 16 mil empregos com carteira assinada no 1º bimestre, segundo melhor resultado do País

O programa criado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) estrutura uma forma mais efetiva de o trabalhador se qualificar, ampliando possibilidades de ele conquistar melhores oportunidades e ser contratado.

“Muitas vezes, o empregador não consegue encontrar mão de obra qualificada e o Vale-Qualificação vem de encontro a isso: a capacitação das pessoas da cidade, algo que me comprometi no período eleitoral. É um programa que vai ter a parceria de instituições de formação e das empresas e que começa com R$ 2,5 milhões para a contratação de escolas que fazem a qualificação profissional das pessoas que precisam do emprego”, anunciou o prefeito.

 

Eduardo Pimentel, prefeito

Eduardo Pimentel e Paulo Martins apresentaram a representantes de instituições de qualificação profissional, de empresas da cidade e da imprensa, os princípios norteadores do programa. Entre eles, o de unir o trabalho dos centros de qualificação à necessidade de mão de obra especializada das empresas, criando novas capacitações, que atendam a essas demandas, e bancadas para o trabalhador pelo município.

“Estamos propondo uma inovação ao modelo tradicional de ofertas do poder público em qualificação profissional, em que o Estado tenta adivinhar o que o mercado quer. Vamos ouvir empresas e quem promove qualificação para oferecer os novos conhecimentos ao trabalhador, deixando-o pronto para ser contratado. Quando aproveitamos melhor os talentos, damos um grande empurrão na produtividade da cidade, do estado e do país”, afirmou o vice-prefeito e secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins.

 

Paulo Martins, vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação

Pleno emprego, vagas sem dono

A proposta vai tornar mais efetivos os encaminhamentos aos processos seletivos.

Curitiba vive um cenário de pleno emprego – é a segunda cidade do Brasil que mais gerou carteiras assinadas, com 16 mil vagas preenchidas no 1º semestre de 2025 – mas há vagas que o empregador não consegue preencher e o trabalhador não consegue ocupar porque há um descompasso entre o que a empresa precisa e o currículo de quem busca trabalho.

Em 2024, por exemplo, as unidades do Serviço Nacional de Emprego (Sines) de Curitiba realizaram 81 mil atendimentos de encaminhamento para processos seletivos; ainda assim, as empresas fecharam o ano com 14,3 mil oportunidades não preenchidas.

Construção conjunta

O Vale-Qualificação está sendo formatado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), pasta criada para esta atual gestão com a missão de realizar ações de apoio à geração de empregos na cidade, dentro da linha de atuação participativa, com a contribuição de toda a sociedade, lembrou o prefeito.

“A Prefeitura vai liderar as ações na cidade de Curitiba. Mas se a população, se as entidades, se a sociedade organizada não vier junto, não teremos os melhores resultados. Isso vale para o (redesenvolvimento do) Centro, para o Vale-Creche, lançado ontem, para este Vale-Qualificação. Precisamos das entidades e das empresas para colocar mão de obra qualificada no mercado”, disse Eduardo Pimentel.

Na manhã desta quinta-feira, cerca de 80 instituições já manifestaram formalmente sua participação no Vale-Qualificação, com 42 Centros de Formação Profissional e 40 empresas de Curitiba e RMC, que vão buscar trabalhadores recém-capacitados em um banco de talentos que será criado dentro do programa.

“Confio muito no sucesso desse programa, visto o número de empresas e instituições que já se manifestaram interessadas. Este lançamento é praticamente um chamamento público para outras instituições de ensino, empresas de grande, médio e pequeno porte participarem do Vale-Qualificação, em um programa que realmente emancipa as pessoas e faz a roda da economia girar”, reforçou Paulo Martins.

Quem será beneficiado

A concessão do voucher do Vale Qualificação vai ser mais um dos serviços prestados pelas 11 unidades do Serviço Nacional de Emprego (Sines) de Curitiba.

Valores e formas de repasse ainda estão sendo estudados, além de outros trâmites, que serão discutidos em reuniões conjuntas da SMDEI, empresas empregadoras e de formação para o trabalho que aderirem à proposta, durante o mês de abril.

O foco é beneficiar o trabalhador desempregado, a partir dos 18 anos, morador de Curitiba e que está em situação de vulnerabilidade econômica, sem condições financeiras de investir em qualificação profissional. Também poderão ser beneficiados jovens de 14 a 17 anos em busca do primeiro emprego.

Presenças

Participaram do lançamento o deputado estadual Paulo Gomes; o juiz federal do Trabalho Marlos Augusto Melek, membro da comissão de Redação da Reforma Trabalhista; as vereadoras Rafaela Lupion, Sargento Tânia Guerreiro, Camilla Gonda e Delegada Tathiana Guzella; o secretário municipal do Governo, Marcelo Fachinello; a secretária municipal de Desenvolvimento Humano, Amália Tortato; o secretário municipal da Comunicação Social, Marc Sousa; o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antônio Gilberto Deggerone; a vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos no Paraná (ABRH/PR), Vera Lucia Mattos; o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão; o presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Renan Rodrigues; o presidente da Cohab, André Baú.

Da SMDEI estavam o superintendente Bernardo Santoro; o diretor técnico de Relações do Trabalho, Antônio Sérgio da Silva Bento; o diretor de Qualificação para o Trabalho, Fabiano Ferreira Vilaruel. Também estiveram presentes administradores regionais e representantes de empresas e de centros de formação profissional.