Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...

Os moradores da região Sul da cidade vão começar a fazer a compostagem doméstica e usar o resíduo orgânico que geram em casa para produzir adubo. Nesta terça-feira (7/11), o Programa Municipal de Compostagem de Curitiba, o COM-POS-TE, chegou à Regional Tatuquara. O prefeito em exercício Eduardo Pimentel fez a entrega de composteiras para moradores, líderes comunitários, para as associações Terra Santa e Itaqui, do programa Ecocidadão, e para os estudantes da Escola Municipal Margarida Orso Dallagassa.

Secretários municipais das cidades de Araucária, Piraquara, Pinhais, Quatro Barras e Campo Largo também receberam composteiras do COM-POS-TE Curitiba para levar a ideia sustentável também para a região metropolitana. 

“Curitiba e região metropolitana formam uma cidade só e com esse programa municipal de compostagem vamos fazer um trabalho metropolitano conjunto. Curitiba cuida do meio ambiente e essa ação é mais uma prova disso”, afirmou Eduardo Pimentel.

Compostagem desde criança

Os 60 estudantes da Escola Municipal Margarida Orso Dallagassa que foram até o evento na Rua da Cidadania do Tatuquara mostraram que já sabem como fazer a compostagem e agora vão treinar ainda mais na escola. O COM-POS-TE vai destinar 431 composteiras para todas as escolas municipais, CMEIs e outras unidades da Educação de Curitiba.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, com os integrantes da Família Folhas, explicou a importância da compostagem doméstica para os estudantes e os moradores do Tatuquara. 

“Com a compostagem doméstica vamos deixar de mandar resíduos orgânicos para aterros sanitários e com isso ajudamos a minimizar os efeitos das mudanças climáticas”, explicou Marilza. 

Jornal Extra, Extra!

Os jornalistas mirins Caleb Pereira de Bastos, de 9 anos, e Juan Miguel, 8, da Escola Municipal Margarida Orso Dallagassa, entrevistaram o prefeito em exercício Eduardo Pimentel na entrega das composteiras domésticas. “Por que a compostagem é importante para a cidade?”, questionaram os jornalistas mirins.

“É importante para diminuir os resíduos que vão para o aterro sanitário e assim contribuímos com o meio ambiente. O composto vai poder ser usado em hortas e nos jardins das casas. Parabéns para as crianças que já sabem como fazer a compostagem”, disse Eduardo Pimentel.

A reportagem será publicada na página da Escola Municipal Margarida Orso Dallagassa no portal da Secretaria Municipal da Educação

Mudança de hábitos

O casal José Afonso da Silva, 72, e Maria de Lourdes da Silva, 62, vai mudar os hábitos em casa e usar a composteira doméstica que recebeu da Prefeitura de Curitiba.

“Vamos aproveitar as cascas das frutas e das verduras para fazer o composto que depois usaremos na horta. Não vamos perder nada. Antes a gente fazia um buraco e enterrava as cascas, agora vai virar adubo”, afirmou Maria de Lourdes. 

Cada composteira leva um adesivo que explica quais materiais podem ser compostáveis, como restos crus de frutas, verduras e legumes (cascas, talos e folhas), borra e filtro de café, folhas e sachês de chá, cascas de ovo; folhas secas e restos de poda. 

E os itens proibidos de serem colocados na composteira: restos de carne, peixe, gordura, queijo, ossos, fezes de animais, plantas doentes, ervas daninhas com sementes e papel higiênico usado.

Cronograma

O COM-POS-TE Curitiba vai disponibilizar gratuitamente 1.100 composteiras para moradores que já se inscreveram pelo Guia Curitiba. Os kits são formados pelas composteiras domésticas, minhocas e material para compostagem. O cronograma de entregas segue nos próximos dias:
10/11 – Regional Pinheirinho
14/11 – Regional Bairro Novo
17/11 – Regional Santa Felicidade
21/11 – Regional Fazendinha-Portão
22/11 – Regional CIC
24/11 – Regional Cajuru
28/11 – Regional Boa Vista
30/11 – Regional Boqueirão
1/12 – Regional Matriz

Como fazer compostagem

Outras informações sobre como fazer a compostagem, como é o programa e as regras de participação podem ser acessadas aqui nesta página especial.

Plástico compostável

Todos os moradores que foram retirar os kits de composteiras também receberam um plástico compostável com o material, uma sacola. A doação foi feita pela empresa Earth Renewable Technologies (ERT), que produz em Curitiba um plástico compostável pioneiro na América Latina, feito à base de plantas, que vira adubo em torno de 180 dias.

A ERT é parceira oficial da Prefeitura no programa COM-POS-TE e vai fornecer sacolas compostáveis com a marca da Família Folhas. As embalagens podem acondicionar os resíduos orgânicos e serem colocadas diretamente nas composteiras, tanto as industriais quanto as caseiras que estão sendo doadas.

Presenças

Também participaram do evento de entrega de composteiras domésticas na Regional Tatuquara, o superintendente de Controle Ambiental, Ibson Gabriel Martins de Campos; o diretor de Parques e Praças, Giovando Amorim Romanine; a diretora de Educação Ambiental, Leila Maria Zem; os administradores regionais do Tatuquara, Marcelo Ferraz Cesar, e da CIC, Raphael Keiji Assahida; e os vereadores Beto Moraes e Mauro Bobato.