O presidente da Câmara de Comércio Dinamarquês-Brasileira, Jens Olesen, recebeu nesta quarta-feira (24/4), na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a Comenda da Ordem da Luz dos Pinhais. A homenagem foi entregue pelo prefeito Rafael Greca, que estava acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone. A cerimônia também foi prestigiada pela embaixadora da Dinamarca no Brasil, Eva Bisgaard Pedersen, que está na capital em agenda oficial.
A Comenda da Ordem da Luz dos Pinhais é uma honraria concedida pela Prefeitura de Curitiba desde 2018. Foi instituída por Greca para reconhecer e celebrar a trajetória e a contribuição significativa de cidadãos e empresas para o desenvolvimento da cidade.
“Jens Olesen é um grande e querido amigo, sempre mobilizado pela divulgação da Dinamarca no Brasil e do Brasil na Dinamarca”, disse Greca.
Olesen agradeceu a homenagem e expressou sua admiração por Curitiba e por Greca. “O prefeito é amigo da Dinamarca e é sempre bem-vindo ao nosso país”, afirmou.
Trajetória de sucesso
Há quase 50 anos no Brasil, o dinamarquês Jens Olesen, 81 anos, é diplomata, apaixonado pelas artes, filantropo e um dos maiores nomes da história da propaganda brasileira, tendo presidido a agência McCann-Erickson Brasil por 30 anos. Ele também é entusiasta das obras do artista e educador Alfredo Andersen, hoje reconhecido como o “pai da pintura paranaense”.
Olesen chegou ao país em 1975 para comandar a subsidiária brasileira da McCann-Erickson e foi o responsável por trazer a comunicação estratégica ao país, baseada em diversas pesquisas que buscaram entender o público de acordo com preferências de consumo. Ele presidiu a agência até 2015.
Além de revolucionar a publicidade no Brasil, Olesen tem uma importante trajetória diplomática e de apoio ao fomento das relações entre o Brasil e os países escandinavos. Entre 2006 e 2015, foi cônsul-geral.
Também é apaixonado por esportes, pelas artes e pela literatura. Ele publicou 14 livros, inclusive sua biografia, lançada em 2021. “What a Life – 50 Years in International Communication”, com 672 páginas e mais de 2 mil fotos.
Sua relação com Curitiba e o Paraná é estreita e Olesen se declara um fã das obras do artista e educador norueguês Alfredo Andersen, hoje reconhecido como o “pai da pintura paranaense”, e que faleceu na cidade em 1935.
Olesen é presidente de honra da Sociedade Amigos de Alfredo Andersen, presidido pelo bisneto do artista, o advogado Wilson José Andersen Ballão. Em Curitiba, ele também é um dos apoiadores do Instituto Princesa Benedikte, uma associação civil de utilidade pública sem fins lucrativos que foca a garantia dos direitos infantojuvenis e fica no bairro Santa Felicidade.
Constituído em 2010 como o primeiro e – até hoje – único projeto social da Casa Real Dinamarquesa no Brasil, o Instituto Princesa Benedikte tem como patrona a sua alteza real princesa Benedikte da Dinamarca que, em 2019, veio pessoalmente à capital paranaense inaugurar a sede da entidade.
Nessa terça-feira (23/4), a embaixadora da Dinamarca no Brasil, Eva Bisgaard Pedersen, conheceu a sede do Instituto Princesa Benedikte.
A embaixadora, que ainda não estava no cargo quando o Instituto foi inaugurado, em 2019, afirmou ter ficado emocionada com a oportunidade de acompanhar o dia a dia do projeto e saber como funciona o trabalho do Lar Dona Vera, associação parceira do IPB, que utiliza a área do Instituto.
“Linda demais”
Eva Pedersen participou, também, da homenagem a Jens Olesen nesta quarta-feira (24/4). Ao prefeito Rafael Greca, ela disse que “Curitiba é linda demais”. Antes de chegar à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, onde foi entregue a comenda, ela esteve no Centro e conheceu a Rua São Francisco, o Belvedere e a Catedral Basílica de Curitiba.
Presenças
Estiveram na entrega da comenda, ainda, a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias; a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Maria Alice Erthal; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Castro; o assessor-chefe de Relações Internacionais, Rodolpho Zanin Feijó; o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão; o cônsul honorário da Dinamarca em Curitiba, Pedro Luiz Fernandes; e Ana Maria Camargo, Wilson Ballão e Marcella Souza Carvalho, diretores do Instituto Princesa Benedikte.
A homenagem
Instituída pelo Decreto Municipal 915, de 31 de agosto de 2018, a Comenda da Ordem da Luz dos Pinhais é uma homenagem composta por uma medalha, um diploma e o registro dos homenageados em um livro oficial de registros.
Banhadas a ouro, as medalhas são inspiradas na obra Homem à Altura dos Pinheiros, de João Turin, um dos mais importantes artistas da história do Paraná, com o desenho de um homem de braços abertos em um cenário de pinheirais. A imagem remete ao Homem Vitruviano, símbolo do Renascimento, de Leonardo Da Vinci.
A medalha é sustentada por uma fita nas cores da bandeira de Curitiba – verde bandeira com filete central vermelho ladeado por dois filetes brancos e dois dourados.