Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...

Ação do Ministério das Comunicações analisará a qualidade dos sinais 4G e 5G em 22 pontos da cidade

Curitiba receberá, entre segunda-feira (26) e sexta-feira (30), a Blitz da Telefonia Móvel que fará a medição da qualidade dos sinais de 4G e 5G oferecidos pelas operadoras da região. A ação é coordenada pelo Ministério das Comunicações, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A blitz tem rodado o Brasil com o objetivo de verificar o funcionamento da internet em pontos onde há mais reclamação da população.

“A iniciativa consiste em, conjunto com a Anatel, realizar medidas do nível de cobertura e de qualidade do sinal das operadoras de telefonia móvel. Os pontos que a gente visita nesses locais levam em consideração as reclamações da população como também resultado de indicadores que a Anatel coleta”, explicou Thyago Braun, coordenador-Geral de Estudos e Conectividade, en entrevista à Banda B.

Na capital do Paraná, 22 pontos serão analisados. Em cada um deles serão seis canais de medição com aparelhos celulares, sendo três deles travados na tecnologia 4G e outros três em modo free, ou seja, captando sinais de 3G, 4G e 5G.

Os técnicos da Anatel vão passar pelas praças Rui Barbosa e Nossa Senhora de Salete; pelos terminais de ônibus Santa Cândida, Tatuquara, Boqueirão, Fazendinha e Sítio Cercado; pelos parques Barigui e Tingui; pela Rua das Flores, Jardim Botânico, Santuário da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Trevo do Atuba, Aeroporto Afonso Pena (São José dos Pinhais), Cidade Industrial de Curitiba, Bosque São Cristóvão – Santa Felicidade, Cruz do Pilarzinho, Horto Municipal da Barreirinha, Avenida Anita Garibaldi, Linha Verde, Shopping Palladium e Detran.

“Não se resume a Curitiba. A gente também vai no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, que é uma área um pouco mais distante da grande Curitiba, mas também faz parte e é rota de movimentação de muitas pessoas”, disse Braun.

A ação faz parte do programa ConectaBR, que traz parâmetros rigorosos de cobertura e de acesso à banda larga móvel para cumprimento pelas operadoras. O programa tornou mais rigoroso o índice de cobertura das prestadoras de serviço com níveis de qualidade adequados, que passou de 80% para 95%. Além disso, a velocidade mínima da internet móvel do 4G passou para 10 mbps e do 5G, para 100 mbps.

“Trinta dias depois a Anatel entrega um relatório para o Ministério das Comunicações e para as operadoras, pedindo um prazo para que as operadoras respondam qual melhoria, qual plano de ação, que terá pra melhorar o serviço. A partir disso, a empresa terá até seis meses para implantar essa melhoria”, afirmou.

No ano passado, a Blitz passou por São Luís (MA) e Cuiabá (MT), e em 2024, já esteve em Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE), João Pessoa (PB), Belém (PA), Fortaleza (CE), Natal (RN), Macapá (AP), Teresina (PI) e Timon (MA).