Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...

Sob iniciativa do vereador Eder Borges (PP), a indicação foi encaminhada à Prefeitura de Curitiba

A Câmara de Vereadores de Curitiba aprovou, na manhã desta quarta-feira (8), uma sugestão para que a administração municipal adote a “passagem sabadeira”, que prevê redução da tarifa do transporte público aos sábados. Sob iniciativa do vereador Eder Borges (PP), a indicação foi encaminhada à Prefeitura de Curitiba.

“A sugestão […] justifica-se a fim de tornar mais acessível o transporte coletivo aos sábados para que os munícipes possam usufruir desse benefício e, com isso, fomentar o turismo, a economia e o comércio em geral, como o comércio gastronômico, principalmente no Centro e até mesmo nos bairros”, defende Borges.

As indicações legislativas municipais são feitas por vereadores e não passam pelas comissões temáticas – como ocorre com um projeto de lei, por exemplo. A votação, que ocorre em um único turno, é simbólica. Além disso, as sugestões não são impositivas e cabe à prefeitura acatar – ou não – a indicação.

Segundo o autor da sugestão, a ideia partiu de um comerciante da capital paranaense. “Assim como tinha a passagem domingueira e custava R$ 1 aos domingos, isso poderia ser uma forma de movimentarmos o Centro de Curitiba aos sábados”, acrescenta o vereador.

Presidente da Comissão Especial do Transporte, o vereador Herivelto Oliveira (Cidadania), porém, destacou que o colegiado já discute tarifas diferenciadas em Curitiba, bem como a implementação da tarifa zero.

O relatório final da comissão deve ser entregue no início de dezembro, o qual será utilizado na próxima licitação do serviço e para a redução da tarifa para os usuários. A atual concessão do serviço público vence em 2025. “O parecer deveria ter sido entregue até o dia 15 setembro, mas, uma semana antes do fim do prazo, o plenário do Legislativo aprovou requerimento para estender os trabalhos do colegiado especial por mais 60 dias”, divulgou a Câmara Municipal.