Nesta quarta-feira (12/2), 140 mil estudantes e 17 mil profissionais voltaram às salas de aula nas unidades da rede municipal de ensino de Curitiba. O prefeito Eduardo Pimentel e o secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto, acompanharam de perto o retorno na Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, no bairro Cajuru. Um momento marcado por alegria, saudade, empolgação, curiosidade e que se repetiu nas outras 187 escolas da rede e nos 239 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) .
“É uma alegria e um privilégio para mim estar aqui hoje para receber vocês. Preparamos tudo com muita dedicação e queremos uma educação cada vez melhor na nossa cidade”, disse o prefeito aos estudantes, citando as ações da Prefeitura na preparação da volta às aulas.
Na escola Omar Sabbag, que atende 1500 alunos, o prefeito deu as boas-vindas às famílias e conversou com as crianças, além de atender entrevistas dos Jornalistas Mirins da unidade.
Eduardo explicou que, além de obras e reformas nas unidades por toda a cidade, foram convocados 103 professores da Educação Infantil, 285 agentes de apoio educacional e cerca de 300 professores que estavam lotados em funções administrativas.
O estudante Alysson Gabriel do Amaral, do 9º ano, estava animado.
“Eu já queria voltar faz tempo, estava ansioso para rever todo mundo. O que eu mais gosto é Língua Portuguesa e Educação Física, quero ser jogador de futebol”, contou Alysson.
Bernardo Toth, 11 anos, é da equipe de robótica da escola, os Cyber Rex, uma das mais premiadas da rede municipal. “Estou na equipe desde o ano passado, gosto muito”, contou o menino.
Melhorias
Fundada em 1970, a escola ganhou melhorias para este retorno de período letivo, entre elas, um piso novo na quadra poliesportiva, novo toldo e melhorias no telhado. A unidade, onde o secretário Jean Pierre estudou do pré ao 8º ano do Fundamental, conta ainda com Sala de Recursos e Classe Especial, para garantir atendimento especializado para os estudantes da educação especial, além de Educação em Tempo Integral.
O secretário destacou que, desde o dia 2 de janeiro, quando foi instituído o Comitê de Volta às Aulas, a Prefeitura de Curitiba tem adotado diversas providências para o retorno dos estudantes.
“Fizemos a lição de casa. Obras, reformas, visitas a 100% das unidades, chamamentos de novos profissionais, organização pedagógica, ao longo de janeiro e início de fevereiro estivemos muito atentos a todas as ações necessárias e trabalhamos intensamente”, exemplificou.
O ano letivo de 2025 segue até 18 de dezembro. O recesso do meio do ano será de 3 a 23 de julho.
Atenção especial da Setran
Para a volta às aulas, a Superintendência de Trânsito (Setran) organizou uma operação especial que vai durar duas semanas, com orientações a motoristas e pedestres.
O superintendente de Trânsito, Bruno Pessuti, explicou que as abordagens ocorrerão de 12 a 26 de fevereiro. “A campanha será realizada nas dez regionais da cidade, com atividades em ruas próximas às escolas”, aexplicou Bruno.
A primeira abordagem foi nesta quarta-feira (12/2), na Escola Omar Sabbag, com a presença do superintendente de Trânsito.
“Alertamos que os motoristas não parem em fila dupla, o que infelizmente acontece com frequência. O cuidado na hora de atravessar a rua, sempre pela faixa, é fundamental”, pontuou a diretora da ABC Trânsito, Melissa Puertas Sampaio.
VEJA o cronograma completo da campanha.
Presenças
Também acompanharam a volta às aulas na unidade: o secretário municipal da Comunicação Social, Marc Sousa; o administrador da Regional Cajuru, Agostinho Creplive Filho; a chefe do Núcleo Regional da Educação, Marta Cambrussi de Lima; a diretora escola, Helga Camila Batista de Aguiar; o vice-diretor Filipe Ferreira da Silva; as antigas professoras do secretário da Educação, Selena Virginia Guzzoni de Oliveira e Marilu Teles Grechoniak – que foram homenageadas -, além dos amigos de escola do secretário Jean Pierre, Marcelo Rodrigues Silva e Rocela Scholles.