Escute a materia
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Termômetros oscilam até quarta-feira (18), com temperaturas máximas passando dos 20ºC. De quinta-feira (19) até domingo (22), isso muda
Depois de um final de semana com trégua, a pergunta que todo mundo está se fazendo ao sair de casa nesta segunda-feira (16) é: será que vai chover? A resposta é sim! Segundo o Simepar, pelo menos até quarta-feira (18), o tempo continua instável, e com condições bem favoráveis até mesmo para tempestades. Ainda assim, a condição para chuva permanece até sexta-feira (20).
Nesta segunda-feira, a instabilidade provocada por uma massa de ar quente e úmida favorece que as chuvas possam acontecer a qualquer momento. Apesar disso, o período da tarde pode concentrar mais registros.
“Nesse início de semana o tempo vai continuar instável no Paraná, ou seja, sujeito a pancadas de chuva. Temos nesta manhã de segunda-feira a atuação de algumas áreas de instabilidade, principalmente na altura do Rio Grande do Sul, associadas a um sistema de baixa pressão. Aqui no Paraná, predomina um ar bastante aquecido e bastante úmido, situação que favorece a formação das áreas de instabilidade. Essa condição para ocorrência de chuvas é maior a partir da tarde, e não se descarta ocorrência de chuva forte, até alguma tempestade”explicou Samuel Braun, meteorologista do Simepar.
As regiões que podem ter registros de chuvas mais fortes são as Sudoeste, Centro-Sul, Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e também no litoral. Nos demais setores, algumas pancadas de chuva ocorrem principalmente à tarde, mas de forma bem pontual.
Semana chuvosa
A previsão do Simepar indica que as condições para chuva vão até quarta-feira, por conta do deslocamento de uma frente fria pelo oceano, sistema que acaba contribuindo para aumentar os índices de instabilidade também aqui no Paraná.
“Dessa forma, nós teremos tanto na terça quanto na quarta um ambiente ainda bastante instável, sujeito a tempestades e com condição para chuva forte em alguns setores do Paraná. Nestes dias, a chuva atua de forma mais localizada, então não há garantia de que vá chover em todos os municípios de uma mesma região”. detalhou Samuel Braun.
De qualquer forma, conforme o meteorologista, até quarta-feira o tempo continua instável, com bastante umidade, bastante calor, e isso acaba proporcionando a formação dessas várias áreas e linhas de instabilidade e que em algum momento podem provocar tempestades.
Ainda assim, pela previsão do Simepar, na quarta-feira o tempo deve dar uma resfriada em várias regiões, principalmente em Curitiba. Essa queda nas temperaturas também faz com que chuvas mais rápidas e não tão carregadas possam ocorrer. Ou seja: a semana será chuvosa.
Termômetros
Os termômetros devem oscilar até pelo menos quarta-feira, com temperaturas máximas passando dos 20ºC: em Curitiba, por exemplo, a terça-feira (17) deve ser mais amena, com temperatura na casa dos 27°C.
De quinta-feira (19), até sábado (21), os números caem, com temperaturas máximas chegando aos 20°, mas não ultrapassando este número. Exemplo: em Curitiba, na quinta-feira, os termômetros não devem passar dos 16°C.
Isso começa a mudar no domingo (22), quando está prevista máxima de 24°C para a capital paranaense, e sol em todas as regiões do Estado.