Essa economia será investida em melhorias no atendimento à população, como contratações de profissionais da saúde e aquisição de medicamentos.

A parceria entre a Itaipu Binacional e a Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Paraná (Femipa), chamada Femipa Energia, foi anunciada com um investimento de R$ 82 milhões, principalmente pela Itaipu, na presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Gleisi Hoffmann, ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, celebrou essa parceria, destacando sua importância para o fortalecimento dos hospitais filantrópicos e a qualidade no SUS.

O ministro Padilha comentou que o projeto pode ser replicado em todo o Brasil e que estão em conversas para aumentar os recursos para instituições de saúde. A economia gerada representa 35% das necessidades de energia dos hospitais, e a Itaipu monitorará a geração de energia por três anos, servindo de base para futuras parcerias.

A Femipa conta com 92 instituições, onde mais de 50% dos atendimentos são pelo SUS. Serão instalados 18 Megawatts de sistemas fotovoltaicos, priorizando hospitais de baixa e média tensão, com obras começando em abril. Os demais hospitais terão quatro usinas sendo construídas em junho.